15/07/2010 12h30 - Atualizado em 24/01/2019 14h37

Escola Mercês Garcia realiza xadrez humano em São José do Calçado

Usar o xadrez como forma de aprimorar o raciocínio lógico dos alunos já é uma prática comum na rede estadual. Mas a Escola Estadual Mercês Garcia Vieira, que fica em São José do Calçado, resolveu inovar. Lá, os alunos participam do projeto Xadrez Humano, onde eles mesmos são as peças do jogo.

Cada aluno representa uma peça do xadrez e deve realizar apenas os movimentos permitidos àquela peça. As apresentações são realizadas na quadra da escola e consistem na demonstração de jogadas ensaiadas, já que uma partida de xadrez não possui tempo estipulado para terminar, o que torna inviável realizar uma partida com jogadas totalmente improvisadas.

O projeto integra as disciplinas de Matemática e Educação Física e foi motivado pela participação no Multicurso Matemática, que propõe a realização de atividades diferenciadas para dar mais dinamismo ao ensino de Matemática.

O professor de Matemática José Renato Coelho conta que, antes das apresentações, são abordados alguns pontos como a história do xadrez, principais jogadas e movimentos, além da importância do esporte para o desenvolvimento do raciocínio. “É uma atividade que desenvolve o senso de organização e desperta nossos alunos para a importância de aprender o xadrez. Esse esporte desenvolve o raciocínio lógico e a agilidade que são essenciais para o aprendizado das ciências exatas”, afirmou.

Ele contou ainda que é possível notar o resultado com a melhora na aprendizagem dos estudantes. “O xadrez abre a mente dos alunos. Estamos vendo bons resultados e queremos estimular cada vez mais a prática em nossa escola”, concluiu o professor.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard