02/12/2020 15h29

Escola de Vitória realiza projeto de intercâmbio cultural em parceria com a Ufes

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Almirante Barroso, localizada em Vitória, em pareceria com o Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), está desenvolvendo o Projeto “Ampliando Horizontes”. O objetivo do Projeto é promover uma aproximação dos alunos do Ensino Médio às culturas de língua francesa e italiana, por meio da Música, Gastronomia, Literatura, Cinema, História, Geografia, Turismo, Esportes, Moda e Ciências.

O Projeto vem sendo desenvolvido na Escola desde 2019, por meio de programas na rádio escola e jornais murais, visando ao protagonismo, interdisciplinaridade, o trabalho colaborativo dos estudantes e provendo a escola como um espaço criativo de trânsito.

Em 2020, a parceria entre Universidade e a Escola Almirante Barroso foi renovada, permitindo que novos estudantes integrassem o Projeto e ampliassem seus horizontes culturais. Com o advento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) o projeto passou por uma reorganização de suas atividades. Os alunos criaram um perfil no Instagram (@_ampliando_horizontes_) tornando este espaço uma parede virtual da escola, com postagens acerca de vários eixos temáticos, instigando os alunos a buscarem informações sobre aspectos culturais ligados à França e à Itália. Desse modo, o projeto conseguiu manter a união dos alunos, ainda que virtualmente, em prol da construção do saber.

Sob a coordenação da professora de Educação Especial em Altas Habilidades, Neuza Soares Carneiro; da diretora Ana Beatriz e dos professores da Ufes, Grace Alves da Paixão e Igor Porsette, o Projeto tem contribuído para novos saberes possibilitando novos enriquecimento culturais dos alunos quanto para a formação inicial de professores dos cursos de Letras (Português-Francês e Português-Italiano).

“O Projeto Ampliando Horizontes tem feito com que jovens entrem em contato com culturas diversas, aprendendo noções de tolerância, protagonismo, proatividade, senso de responsabilidade grupal, criatividade, motivação, talento, criticidade, responsabilidade no ambiente virtual, bem como a prática da ética, da solidariedade e do respeito às diversidades”, disse a professora Neuza Soares Carneiro. 

Dando continuidade às atividades de 2020, os licenciados dos cursos de Letras Português-Francês e Português-Italiano organizarão quatro encontros via o Google Meet, que visam a promover uma troca de saberes sobre a França e a Itália nos seguintes temas: Geografia/Turismo, Moda, Gastronomia, Artes, Literatura e Esporte. “Este momento será aberto aos alunos do Projeto e a toda a comunidade escolar, além de outras escolas”, explicou a professora.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard