23/11/2020 17h24

Escola de Tempo Integral de Viana realiza série de lives dentro da disciplina Protagonismo

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Ewerton Montenegro Guimarães, em Viana, está realizando uma série de lives por meio da disciplina Protagonismo. Na última sexta-feira (20), dia em que foi celebrado o Dia da Consciência Negra, o bate-papo contou com a participação do rapper Fredone Fone, que falou sobre o seu livro “Rap: a Força da Fala”, que reúne letras de rappers capixabas entre os anos de 1987 e 2010.

A iniciativa da série de lives foi do professor de Projeto de Vida da unidade, Edires Matos, que falou sobre a ação. “Fredone é parceiro antigo da comunidade escolar e também é membro de um grupo de hip-hop chamado ‘Conteúdo Paralelo’. Os estudantes puderam curtir, em primeira mão e no presencial, o pré-lançamento do último álbum, chamado ‘Voo’, em fevereiro deste ano”, disse Matos.

O professor mediou a live com o artista. Os estudantes que não optaram por estar na atividade presencial – juntamente com os alunos que estavam na escola acompanhando de forma individual com os chromebooks –, puderam formular várias questões e conversar com o convidado. Fredone falou da importância que o hip-hop tem na vida dele, lhe possibilitando visitar diversos países com sua arte. Também refletiu sobre a importância e potencial que o negro tem. Ele ainda debateu com os alunos o preconceito racial.

O projeto das lives começou no início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e contou com participantes de diversas áreas profissionais. “A ideia é proporcionar um bate-papo que possibilite uma reflexão de como atingir um objetivo e como traçar metas para isso”, afirmou Edires Matos.

Patrick Machado, ex-aluno da Escola Ewerton Montenegro Guimarães, também participou da live. Atualmente, ele é estudante de Pedagogia e rapper. “Foi um bate-papo com uma grande referência da cultura, arte capixaba e hip-hop brasileiro”, pontuou.

 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard