21/10/2021 14h25

Equipes dos CRJs participam de oficina de alinhamento e capacitação

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) promoveram uma oficina de alinhamento entre os pesquisadores e as equipes que participam do Projeto de Monitoramento e Avaliação dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs). O encontro aconteceu, nessa quarta-feira (20), no auditório do IJSN, e reuniu cerca de 30 participantes.

Durante a oficina, as equipes do CRJ Terra Vermelha e do CRJ Feu Rosa conheceram os objetivos do processo de Monitoramento e Avaliação do programa e puderam, por meio de dinâmicas e apresentações, alinhar o entendimento a respeito da pesquisa.  Além de aproximar as equipes, o encontro possibilitou oferecer formação aos participantes, visando ao aprimoramento das atividades nos Centros de Referência.

A coordenadora de Estudos Sociais do IJSN e da Pesquisa de Monitoramento e Avaliação, Sandra Mara Pereira, falou sobre a importância dos estudos conduzidos pelo Instituto Jones no desenvolvimento da política pública. Ela avaliou de forma positiva a integração entre as equipes e destacou os resultados da oficina para o melhor andamento dos trabalhos realizados com as Juventudes.

“O monitoramento tem muitas estratégias. Hoje focamos em uma delas que é a de captação de informação, por meio de formulários de uso rotineiro das equipes e também de outros instrumentos. Isso vai nos fornecer um banco com dados detalhados para entender melhor o público e possibilitar, em breve, a criação de um sistema de informação para os CRJs e para as políticas de Juventude como um todo”, explicou Sandra Mara.

“Hoje conseguimos reunir todos os profissionais envolvidos nos CRJs e todos foram unanimes na compreensão de que essa foi uma etapa importante. Esses instrumentos que estamos entregando vão facilitar o registro e o monitoramento de toda a ação. Estamos fechando um ciclo da pesquisa e essa é uma primeira entrega. Estamos em um rumo acertado e bons frutos virão. Essa é a nossa perspectiva”, destacou a pesquisadora.

Para a assessora especial da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Raiana Rangel, a oficina foi “um momento de construção entre as equipes dos CRJs e IJSN dos processos que são importantes para qualificação dos serviços realizados nos Centros de Referência. Isso permitirá, no futuro, aprimorar as ações desenvolvidas com as Juventudes.”

Centro das Juventudes

Os Centros de Referência das Juventudes são espaços que visam a ofertar uma gama de serviços voltados para a faixa etária, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. Em todo o Estado, serão 14 CRJs em funcionamento até 2022, com capacidade para atender uma média de 65 mil jovens por ano.

Os CRJs vão disponibilizar, por exemplo, cursos, construção de Planos de Vida e Trabalho, o uso de espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para a geração de renda, além da realização de eventos artístico-culturais e esportivos, entre outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Assessoria de Comunicação do Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã
Danielly Campos
(27) 3636-1330 / (27) 99231-5186
consultoria.bid@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard