12/05/2021 12h43

Equipes de Secretarias Municipais de Turismo participam de treinamento

Técnicos das Secretarias Municipais de Turismo de Muqui e de Anchieta participaram, nessa segunda-feira (10), de um treinamento com técnicos da Gerência de Gestão do Turismo (Gestur) da Secretaria de Turismo (Setur). O tema da capacitação foi a adesão ao Cadastur e ao selo Turismo Responsável.  

O objetivo é capacitar as equipes para que elas possam trabalhar junto aos empreendimentos locais a conscientização sobre a importância de estar regular no cadastro nacional. “A atividade é resultado dos encontros virtuais que a Setur está realizando com os dirigentes das Secretarias Municipais”, comentou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, em referência à série de encontros realizados com dirigentes das cidades que compõem as regiões turísticas capixabas. 

A capacitação é realizada de forma virtual e pode ser solicitada pelas equipes das secretarias municipais pelo e-mail gestur@turismo.es.gov.br.  Além de orientar sobre os tipos de empreendimento que podem fazer o cadastro e as vantagens para o setor, o encontro auxilia no passo a passo para adesão que é feita totalmente on-line. 

Cadastur

O Cadastur  é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.

O Cadastur visa a promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor. O cadastro é feito por meio do site https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-prestadora-de-servico-turistico


Já o selo Turismo Responsável, que tem como pré-requisito estar regular no Cadastur, tem por objetivo orientar sobre os protocolos sanitários necessários para prevenção do novo Coronavírus (Covid -19), em cada uma das atividades do turismo. O selo sinaliza ao turista que o empreendimento se preocupa com a segurança de seus clientes e colaboradores.

“Esta adesão é muito importante, principalmente neste momento. É hora de organizarmos os empreendimentos e capacitarmos a mão de obra para, assim que possível, a retomada do turismo aconteça de forma segura”, enfatizou a secretária de Turismo, Lenise Loureiro.     

 

Informações: 

Cadastur  https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-prestadora-de-servico-turistico

Selo Turismo Responsável https://www.gov.br/pt-br/servicos/aderir-ao-selo-turismo-responsavel

Telefone: (27) 3636-8010/ 3636.8015 e  (27) 98868.0469

E-mail:  gestur@turismo.es.gov.br


Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz
(27) 3636-8006 / 99805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard