07/04/2021 15h50

Equipe do Parque Estadual de Itaúnas realiza controle de plantas exóticas invasoras

A equipe do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, está realizando o controle de plantas exóticas invasoras na área da Unidade de Conservação. A ação faz parte do Programa de Controle de Espécies Exóticas Invasoras, previsto no plano de manejo do PEI, e passou a integrar a rotina de atividades de preservação do parque.

Atualmente, a principal espécie invasora é a
Acacia mangium, popularmente conhecida como Acácia, originária da Austrália e Nova Guiné. A planta se adapta bem em solos pobres, degradados e ácidos. Por ser rústica e ter crescimento rápido, tem alto potencial comercial e é usada em todo o mundo em atividades como a produção de madeira para construção em geral, carvão, lenha, MDF, painéis, celulose, energia, serraria e movelaria.

"
No entanto, fora de sua área de distribuição natural e de controle, a acácia tem alto potencial invasor, ameaçando o ecossistema e prejudicando o desenvolvimento da restinga ou mata em regeneração”, explica a servidora que atua no parque, Juliana Coura. As plantas estão sendo extraídas por meio de uma técnica chamada de anelamento da casca do caule e toda a madeira retirada é aproveitada internamente nos serviços de manutenção do parque.

O manejo de espécies exóticas invasoras já foi realizado nas proximidades da área da comunidade Paulo Jacó, na região do Tamandaré, e nas áreas de plantio de contenção das dunas. “Atualmente
, estamos trabalhando na área das barracas de praia. Após encerrar o manejo em todas as áreas com foco, nossa equipe manterá o monitoramento e avaliação das áreas manejadas”, ressalta Juliana Coura.

Apesar da visitação e atendimento presencial no Parque de Itaúnas estarem suspensos como medida de controle da disseminação do novo Coronavírus (Covid-19), a equipe da Unidade de Conservação continua realizando atividades diárias de monitoramento, controle e proteção ambiental, além dos trabalhos técnicos, administrativos e de gestão, seguindo os protocolos sanitários.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: 
Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard