12/05/2017 17h47

Equipe do Ocupação Social realiza reunião no bairro de São Torquato

A equipe do Ocupação Social realizou, nessa quinta-feira (11), a primeira das reuniões com as comunidades, que aconteceu no bairro de São Torquato, em Vila Velha. Os moradores do bairro tiveram a oportunidade de conhecer os resultados da pesquisa do Ocupação Social, que também está disponível na página www.direitoshumanos.es.gov.br/pesquisa.

 

As reuniões serão realizadas em cada um dos bairros que participaram da pesquisa. O objetivo será mostrar os dados de cada bairro para seus moradores, apresentando as ações do Programa que estão em andamento e as que estão por vir, e conhecer as demandas da comunidade. Cada bairro receberá duas reuniões, com a primeira focando na apresentação e a segunda apresentando soluções identificadas pela equipe.

 

“Esse é um momento importante para o programa. Damos um retorno à comunidade, que nos acolheu desde o primeiro momento que iniciamos o Ocupação Social, por meio da pesquisa que realizamos nas 25 comunidades atendidas pelo programa; e ainda temos a oportunidade de ouvir deles, de novo, o que pode ser melhorado. Um trabalho de equipe”, salientou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

 

A reunião ainda contou com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Vandinho Leite; da secretária municipal de Assistência Social de Vila Velha, Ana Claudia Simões Lima; da subsecretária de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda; da vereadora Patrícia Crizanto, de Vila Velha; representantes do projeto Skate, Rima e Poesa, além de servidores da Secretaria de Direitos Humanos e moradores do bairro São Torquato.

 

Ocupação Social

 

A pesquisa do Ocupação Social foi realizada entre 2015 e 2016 em uma parceria com o Instituto Jones do Santos Neves (IJSN) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). Mais de 6 mil jovens moradores de bairros da Grande Vitória e do Interior foram ouvidos na pesquisa, para fazer um mapeamento, identificar seu perfil e saber suas perspectivas para o futuro.

 

O Programa Ocupação Social, do Governo do Espírito Santo, tem como principal objetivo reduzir dos índices de homicídio entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.

 

São 25 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas. Já são 10 mil oportunidades confirmadas para o ano de 2017.

 

 

Informação à Imprensa

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH

Suellen Barone / Maurílio Mendonça

E-mail: suellen.barone@sedh.es.gov.br / maurilio.mendonca@sedh.es.gov.br

 

Texto: Caio Fassarella

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard