12/01/2018 15h28

Equipe do Governo acompanha ações na área de Agricultura no município de Afonso Cláudio

Foto: Fred Loureiro

Com o intuito de verificar como está o andamento das ações na área da Agricultura em Afonso Cláudio, o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – realizou uma visita técnica no município, na manhã desta sexta-feira (12). A equipe iniciou a visita na Ponte em Santa Rosa, no distrito de Ibicaba, e, em seguida, acompanhou as obras do Programa Caminhos do Campo no trecho do distrito de Pontões.

 

Participaram da ação o governador em exercício, César Colnago; o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; o prefeito de Afonso Cláudio, Edélio Francisco Guedes, além de autoridades estaduais e municipais.

 

A ponte no córrego Santa Rosa, no distrito de Ibicaba, possui 9 metros de comprimento. O investimento foi de R$ 49 mil reais. Após acompanhar os trabalhos no local, a comitiva seguiu para o distrito de Pontões, para verificar como está o andamento das obras do Caminhos do Campo, no trecho que liga a ES 264 até a Comunidade de Pontões. O trecho possui 2,69 quilômetros de extensão. O investimento foi de R$ 2,7 milhões e a previsão é que a obra seja concluída até o primeiro semestre de 2018.

 

O governador em exercício, César Colnago, disse que Pontões e também as cidades vizinhas vão ganhar muito com esse novo acesso. "É muito importante para escoar a produção de café, que é de alta qualidade. Essa estrada asfaltada vai melhorar a qualidade de vida dos moradores e produtores da região". 

 

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, também destacou os benefícios dos investimentos que estão sendo feitos. "Esse trecho vai facilitar o escoamento da produção de café, que é o forte da região", disse o secretário, informando também que a ponte deve ser inaugurada em dois meses.

 

O produtor de café Ademar Hebert, que é da região, declarou que a estrada vai auxiliar na mobilidade e oferecer mais segurança para os produtores locais e para toda população. "O trecho vai facilitar o acesso para a Rodovia e vai dar mais segurança. Em dias de chuva, ficava muito difícil para passar pelo local", disse o produtor.

 

A visita ao município foi finalizada com a assinatura de inauguração da sala de provas de café, em Vila Pontões, na Associação de Mulheres Empreendedoras de Afonso Cláudio. A sala estava sem utilização havia dois anos. Na ocasião, também foi assinada a concessão para a implantação da Casa do Agricultor no município de Afonso Cláudio.

 

O especialista em café Rafael Marques, de Venda Nova, presta serviço gratuito para a Associação e comentou a importância da sala de degustação para o município. "É importante ter a prova do café, pois é uma forma de auxiliar o produtor a melhorar ainda mais a qualidade do produto”, pontuou.

 

 

Informações à imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Seag

Pedro Callegario

pedro.seages@gmail.com

(27) 3636-3651 

(27) 9 8849-9814

 

Luiza Medina

luizamedina.seag@gmail.com

(27) 3636-3700 

(27) 9 8860-6838

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard