14/02/2020 16h06

Engenheiro supera câncer e se forma durante tratamento

Dezembro de 2019 foi um mês ímpar na vida do jovem Lucas Mariani, de 24 anos. Em uma semana teve alta médica – depois de cinco anos na luta contra o câncer, no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória – e, na semana anterior, formou-se no curso de Engenharia Civil, em uma faculdade de Colatina, interior do Espírito Santo.

Foram cinco anos de tratamento, entre idas e vindas à Capital para fazer consultas e exames a cada seis meses, durante os mesmos cinco anos de duração do curso superior. O engenheiro foi o primeiro paciente do HINSG a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dentro do hospital.

E neste sábado (15), Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil, a história do jovem é um exemplo aos pais e crianças que estão passando pela mesma situação para “não desistirem”, como diz o jovem.

“Todos que saem do tratamento acabam sendo inspiração para os próximos, nos identificamos. Então, eu diria às crianças e jovens para não terem medo, não desistirem e não desanimarem. Fiquem firmes e fortes, pois é possível lutar contra essa doença”, incentiva Lucas.

A história

Lucas Mariani foi diagnosticado com Linfoma não Hodgkin (um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada), ainda aos 17 anos, época em que vivia a atribulada rotina de estudante de pré-vestibular, com muitas horas de estudos por dia e dedicação. “A doença estava dando alguns sinais, mas acabei não percebendo. Tinha dificuldades de respirar e de me alimentar. Mas quando passei a ter uma febre que não melhorava, foi quando começamos a investigar”, relembra o início da doença.

Quando descobriu que estava com câncer, o pensamento do adolescente era apenas um: “ok, vamos começar o tratamento logo, pois preciso fazer a prova do Enem no final do ano”. A internação veio em meados de maio de 2014 e devido a algumas intercorrências, como ele conta, o tempo dentro do hospital foi aumentando.

“Nunca deixei me abater, sempre com cabeça em pé. Quando comecei a melhorar, voltei a estudar dentro do hospital mesmo, por meio do Programa Classe Hospitalar. Na minha cabeça, eu iria terminar o tratamento antes da prova, mas não foi o que aconteceu. Quando me falaram que eu poderia fazer a prova lá mesmo, a equipe correu atrás para que isso fosse possível e conseguimos. Fui o primeiro a realizar o Enem no HINSG e foi a minha melhor nota. Consegui bolsas de estudos em faculdades do Rio de Janeiro, Vitória e em Colatina, onde cursei”, contou o jovem.

Segundo a coordenadora do Projeto Classe Hospitalar, Eliane Santos Custódio, do Infantil de Vitória, a história de superação do Lucas é uma vitória e inspiração aos próximos pacientes. “Vemos como uma vitória. O aluno passa por um tratamento desgastante e é motivo de alegria para todos nós, por ter vencido a doença e também ter se formado e dado continuidade ao seu sonho”. O projeto Classe Hospitalar tem a proposta de oferecer a continuidade de estudos às crianças e aos adolescentes em internação hospitalar, com apoio da Secretaria da Educação.

Na época da formatura, o jovem esteve no hospital para convidar toda a equipe que participou ao longo desses 5 anos de luta a ir a sua formatura. “Uma galera veio participar. Sempre falo com eles que os levo no coração, pois criamos um vínculo muito forte”. Hoje curado e engenheiro, não pensa em parar de estudar. Iniciou curso em Modelagem e Dimensionamento de Estruturas e aguarda em breve para começar o estágio na área de atuação.


O câncer infantil

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam 8.460 novos casos de câncer infantojuvenil para o biênio 2020/2021, com uma estimativa de 130 casos para o Espírito Santo.

Ainda de acordo com o INCA, os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Segundo a oncopediatra do Infantil de Vitória, Joana de Figueiredo Bortolini, os sintomas do câncer infantil são inespecíficos, por isso é importante que os pais fiquem atentos ao comportamento das crianças. “Sempre que perceberem alguma anormalidade, pois a criança mostra quando está abatida, procure um médico. São sintomas inespecíficos, como uma febre persistente sem causa identificada; tumoração ou manchas pelo corpo; dor de cabeça e vômito frequentes; palidez súbita”, informa.

Ela lembra que o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. “A maior importância no câncer infantil é o diagnóstico precoce. Ao contrário de doenças de adultos, o câncer infantil progride rapidamente. Precisamos ter um diagnóstico e um início de tratamento rápidos, para termos melhores chances de cura”

 

Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória

Inaugurado há 86 anos, o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, oferece serviço de referência para o tratamento de oncologia pediátrica desde 1986.

No último dia 24 de janeiro, foi inaugurada a nova Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Onco-Hematologia (UNACON), exclusivo em oncologia pediátrica do HINSG, em Vitória, que passou a funcionar junto às instalações do anexo do Pronto-Socorro Dra. Milena Gottardi, localizado no Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira.

O novo setor conta com 26 leitos de internação (sete a mais do que no espaço anterior), 19 leitos hospital-dia (antes eram dez leitos desse tipo, voltados para a internação parcial), 14 consultórios multidisciplinares (seis a mais) e duas cabines para quimioterapia (uma nova). Também foram implantados um espaço família e farmácia de dispensação de medicamentos.

O HINSG é a única Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) pediátrica no Espírito Santo e atende crianças e adolescentes com câncer proveniente de todo o Estado e também do leste de Minas Gerais e sul da Bahia. Em 2019, o HINSG recebeu 104 novos casos de câncer infantojuvenil. Atualmente tem 448 pacientes em tratamento/seguimento e 92 em quimioterapia.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard