12/07/2021 15h40

Enem 2021: período de inscrição termina nesta quarta-feira (14)

Termina nesta quarta-feira (14), o período de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que conta com as versões impressa e digital. Clique AQUI para acessar a página com todas as informações do Enem 2021.

O participante deve anexar no sistema de inscrição uma foto atual, com as seguintes características: nítida, individual, colorida, com fundo branco, que enquadre desde a cabeça até os ombros, rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) poderá usar a foto nos dias das provas do Enem.

Qualquer pessoa que já concluiu o Ensino Médio ou está concluindo essa etapa pode fazer o Enem para acesso à Educação Superior. Aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio podem participar como “treineiros” e os resultados no Exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

A aplicação do Enem ocorrerá em dois dias. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.

Os participantes farão provas de quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e Tecnologias; Ciências Humanas e Tecnologias; Ciências da Natureza e as Tecnologias; e Matemática e as Tecnologias, somando, ao todo, 180 questões objetivas. Também serão avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo, a partir de uma situação-problema.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições da Educação Superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas de governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam ainda o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Enem

O Enem foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à Educação Superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep. 

Serviço:

- Inscrições e Inclusão da Foto: 30 de junho a 14 de julho
- Pagamento da Taxa: 30 de junho a 19 de julho
- Atendimento pelo Nome Social: 19 a 23 de julho
- Cartão da Inscrição: a partir do dia 25 de outubro
- Provas: 21 e 28 de novembro
- Gabarito: 02 de dezembro
- Resultados: janeiro e março de 2022 (treineiros)

Informações via site do Inep.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard