14/12/2022 11h28

Encontro Regional da Pessoa com Deficiência é realizado em Vila Velha

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e a Prefeitura de Vila Velha promoveram, na última quinta-feira (08), o 9º Encontro Regional da Pessoa com Deficiência. O evento ocorreu no Cerimonial Jardins, em Vila Velha.

O evento contou com duas palestras sobre inclusão e educação. A Dra. Sueli Bessa falou sobre a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, chamando atenção para as conquistas e os desafios a serem superados nessa luta.

“O tema inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho não poderia deixar de ser abordado, pois é um direito fundamental que precisa ser implementado, deixando para trás as ideias capacitistas que ainda persistem na sociedade e, portanto, nas organizações. Necessário trazer à tona reais oportunidades de postos de trabalho para que todas as pessoas possam demonstrar o potencial que trazem consigo. A diversidade agrega e precisa ser um valor encampado pelas organizações”, disse Sueli Bessa.

A segunda palestra foi realizada pelo Me. Luiz Anhaia Vasconcelos, que também é presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONDEF). Ele fez uma reflexão acerca do tema “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, discutindo políticas e conceitos que envolvem o dia a dia da pessoa com deficiência na área da educação.

Sobre a luta da pessoa com deficiência, a co-organizadora do evento e membro integrante da Associação de Pessoas com Deficiência do Espírito Santo (Apedes), Rosilda Dias, ressaltou a relevância da discussão.

“Somos a resistência de um legado que teve início no Brasil no ano de 1979, na busca de acesso igualitário, promovendo movimentos organizados de valorização e inclusão de PCD. Também podemos ser lucro, somos potência. É sobre ocupar nossos lugares de fala por direito. Ocupar espaços públicos e privados fiscalizando adequações para alcançar a visibilidade das pessoas com deficiência e participação em público. Todos os anos, nós promovemos rodas de conversa sobre temas sugeridos. Essa é uma iniciativa da Apedes com representantes no Conselho da PCD Estadual, CONDEF. constitucionalmente garantido por lei”, ressaltou.

A gerente de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Carline Borges, relembrou a importância de se realizar esses encontros.

“O 9º encontro regional da pessoa com deficiência foi em alusão ao dia 03 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Um evento coletivo que agrega pessoas com deficiência de diferentes movimentos sociais em prol dos direitos da pessoa com deficiência. Para nós da Secretaria de Direitos Humanos é uma alegria e uma honra participar ativamente desses dois últimos eventos. Ano passado também participamos. Pude contribuir na mediação das palestras e na organização do evento. Momento de partilha, de luta, de afetos e de esperança coletiva”, destacou.

Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges