16/08/2010 13h31 - Atualizado em 22/01/2019 14h37

Encontro dos Comitês discute a alfabetização da região do Caparaó

Refletir sobre os desafios da alfabetização: esse será um dos temas que serão abordados no Encontro dos Comitês Interinstitucionais de Alfabetização da Região do Caparaó. O encontro será realizado nesta terça-feira (17), das 8h30 às 16 horas, na Câmara Municipal de Guaçuí. Estarão presentes representantes dos comitês local e regional, dentre eles, técnicos das secretarias municipais de Educação e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Além de discutir os desafios da alfabetização, serão apresentadas as vantagens do trabalho com sequências didáticas e a reflexão sobre os desafios do letramento na contemporaneidade. Também irão reconhecer as atribuições dos Comitês de Alfabetização e Avaliação do ano de 2009.

Comitê

O Comitê Interinstitucional de Alfabetização é uma das ações do programa “Ler, Escrever e Contar”, da Sedu. Criado em 2008, este Comitê é um espaço interinstitucional de compartilhamento de decisões e práticas de alfabetização, por meio de um diálogo permanente, entre as redes estadual e municipal.

Programa

O “Ler, Escrever e Contar” tem como objetivo promover a melhoria da aprendizagem dos alunos das turmas de alfabetização do Ensino Fundamental elevando a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática. Confira outras ações do programa:

- Avaliação Diagnóstica/Formativa - estudantes do 1º ano e 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental;

- Aquisição de Livros - 180 mil exemplares de títulos de literatura infantil com investimento da ordem de R$ 4 milhões;

- Aquisição de Materiais Pedagógicos - Caça-palavras, bingo de letras, dominó de palavras, dominó de operações matemáticas, sólidos geométricos, dentre outros, com desembolso de R$ 2 milhões;

- Formação de Professores - Parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para capacitação de 2.040 professores alfabetizadores, visando o aperfeiçoamento da prática didática envolvendo uso dos resultados da avaliação diagnóstica. Os cursos têm duração de seis meses - 120 horas – e tiveram início em novembro de 2008;

- Acompanhamento e Intervenção Pedagógica - Reuniões técnicas regionais sobre a ação alfabetizadora; análise reflexiva sobre a avaliação diagnóstica e seus resultados; discussão conceitual sobre alfabetização e a prática docente; orientação quanto à elaboração do Plano de Intervenção Escolar; oficina de utilização dos recursos pedagógicos - livros e jogos; oficina de elaboração do Plano de Intervenção, e ainda visitas Técnicas de Assessoramento - diagnóstico qualitativo da aprendizagem e do processo educativo das escolas com baixo desempenho.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha