21/07/2010 23h07 - Atualizado em 24/01/2019 12h31

Encontro debate o desenvolvimento do Sul capixaba

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, reuniu-se, nesta quarta-feira (21), com o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, e outras lideranças do Sul capixaba para apresentar os projetos econômicos previstos para a região. A atividade contou com uma reunião no gabinete do prefeito, seguida de um almoço-palestra que reuniu cerca de 150 empresários locais.

Além do prefeito, estiveram presentes o vice-prefeito de Cachoeiro, Pastor Brás; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Coelho; representantes de organizações empresariais e civis; entre outras lideranças. A equipe da Secretaria de Estado Desenvolvimento (Sedes) foi composta também pelo subsecretário de Estado de Desenvolvimento, Carlos Camisão; pela diretora-geral da Agência de Serviços Públicos de Energia (Aspe), Maria Paula Martins; pelo diretor-geral da Superintendência dos Projetos de Polarização Industrial (Suppin), William Galvão; e pelo diretor-administrativo da Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes), Paulo Ricardo Meinicke.

Durante os eventos, foram apresentados os principais projetos em desenvolvimento na região Sul do Estado, como a Companhia Siderúrgica Ubu (CSU), a Ferrovia Litorânea-Sul, a quarta planta de pelotização da Samarco Mineração, as novas plataformas de produção de petróleo previstas para o Parque das Baleias, a base de apoio offshore da Petrobras, os investimentos da Ferrous, entre outros.

Segundo o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione, o encontro é mais uma ação para reafirmar a importância do município para o Estado e a região Sul, e potencializar o seu desenvolvimento. “Essa reunião é um marco que renova nossas expectativas e mostra para a sociedade que estamos trabalhando pelo desenvolvimento do município, tornando-o novamente pujante e forte, com sustentabilidade econômica, social e ambiental”, destacou.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, as reuniões foram importantes para ampliar o diálogo e para a construção conjunta do desenvolvimento do município e da região, tendo em vista as potencialidades e as demandas locais.

“Cachoeiro, por diversos fatores, deve estar entre os municípios mais conhecidos do Brasil. É uma “marca” forte. Então, essa marca precisa ser potencializada para que o município assuma seu papel de liderança compartilhada desse novo Sul do Estado que estamos construindo”, ressaltou Félix.
As reuniões com os municípios são uma estratégia da Sedes para promover a interiorização do desenvolvimento capixaba, previsto no Plano Estratégico Espírito Santo 2025. Já foram realizados encontros em Colatina, Cariacica e, agora, em Cachoeiro de Itapemirim.

Segundo Félix, é na diversidade de setores e ideias que está a força e o diferencial do Estado. “Temos que construir de forma coletiva esse novo espírito de desenvolvimento. E isso de forma ampla, não só com decisões políticas, mas com a atuação dos principais atores, que são os empresários. Nossa tarefa é facilitar a atuação deles, com apoio e desburocratização. E é isso que estamos fazendo aqui hoje”, finalizou.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sedes