15/02/2018 14h26 - Atualizado em 16/02/2018 10h50

Encceja 2017: aprovados já podem solicitar certificado

Os candidatos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 já podem obter o certificado de conclusão do Ensino Médio.

Para a solicitação do Certificado, o candidato deverá procurar a Superintendência Regional de Educação (SRE) ou o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de sua localidade com os seguintes documentos em mãos: o boletim de desempenho individual do Encceja 2017, cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia da carteira de identidade, cópia do CPF e uma foto 3X4. O CEEJA terá o prazo de até 45 dias, a contar da data do requerimento, para emissão dos certificados.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame gratuito e de participação voluntária, ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

Para obter o certificado do Ensino Médio, o participante deve ter alcançado pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), e ao menos 5 pontos na Redação.

No Espírito Santo, as provas foram aplicadas nos municípios de Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

O exame constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma: para o Ensino Fundamental - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais.  Para o Ensino Médio - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Vale lembrar que a divulgação dos resultados do Encceja Nacional referentes ao Ensino Fundamental – assim como das edições para pessoas privadas de liberdade e realizadas no exterior – permanecem na data prevista: a partir de março.

Confira a portaria

Para mais informações:  (27) 3636-7864 / 7865

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Gustavo Pereira
Texto: Emanoele Rocha

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard