26/07/2021 12h05

Empresa de João Neiva tem acesso aos recursos do Fundo de Proteção ao Emprego

Os empresários capixabas que solicitaram recursos do Fundo de Proteção ao Emprego, operado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), já estão recebendo recursos da linha de crédito emergencial e podendo se reorganizar. Um exemplo de empresa que buscou recursos é a Império Mais, loja especializada em roupas e acessórios, que está localizada em João Neiva.

O casal Carlos Roberto Cometti e Célia Maria Rossi Lozer Cometti, proprietários do negócio, é cliente do Bandes desde o início da loja, em 2016. Em cinco anos de atuação, a empresa é uma das referências no município. Eles começaram em um “ponto” de 20 metros quadrados e, hoje, já ocupam um espaço dez vezes maior, com uma grande variedade de mercadorias, tanto de vestuário quanto de acessórios, como bolsas e bijuterias, por exemplo.

Como grande parte das empresas, a Império Mais teve uma queda em seu faturamento no momento de retração econômica, causada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Os empresários contaram mais uma vez com o apoio da equipe do banco de desenvolvimento capixaba para estruturação do negócio.

O casal acessou o Fundo de Proteção ao Emprego, que faz parte das medidas econômicas anunciadas pelo Governo do Estado como forma de dar suporte às empresas que precisam de crédito para superar este período. O Fundo disponibiliza capital de giro, de maneira desburocratizada, para que o empresário tenha um fôlego a mais e possa manter a empresa em operação. O financiamento contempla projetos de R$ 31,5 mil até R$ 1 milhão.

Carlos Roberto Cometti, que atualmente também está na função de presidente Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de João Neiva, destacou que o acesso aos recursos é essencial para o fortalecimento financeiro do negócio. “A oportunidade de captar o crédito neste momento tão delicado, em que nosso faturamento caiu muito, foi de extrema importância para mantermos a empresa viva, de portas abertas, sem ter que demitir nenhuma de nossas três funcionárias, e também manter nosso nome limpo com os fornecedores e todos os prestadores de serviço, como nossos contadores, concessionária de energia, e nosso aluguel. Enfim, nossos custos e nosso sustento”, ressaltou.

O diferencial da linha de crédito é a taxa de juros, praticamente inexistente, uma vez que os financiamentos apenas são corrigidos pela taxa Selic. No total, o Governo do Espírito Santo, por meio do Bandes, disponibilizará cerca de R$ 250 milhões para empresas capixabas. Os recursos beneficiam modelos de negócios que foram impactados pela retração econômica, com a adoção das medidas de distanciamento social dos últimos meses.

“Com o aporte do crédito, sanaremos algumas pendências geradas pelo fechamento do comercio em março. Outra parte, usaremos para aumentar nosso estoque, uma vez que já começamos o processo de vendas on-line, usando as redes sociais para o delivery. Fizemos também uma conta no Mercado Livre e um site com a ajuda do Sebrae. Pretendemos, em breve, contratar um funcionário exclusivo para tomar conta das vendas pela internet”, enfatizou Carlos Cometti.

A Império Mais planeja novos passos para o negócio quando houver a abertura gradual da economia proporcionada pelo avanço da vacinação e pela manutenção dos cuidados sanitários. “Esperamos que, nos próximos quatro meses, pelo menos 70% da população do Espírito Santo estejam vacinadas. Assim, a vida das pessoas voltará ao normal em grande parte. Acredito que quem passar por este momento com sua empresa aberta terá chance de se capitalizar novamente, uma vez que as pessoas voltarão a consumir bem mais do que agora, para voltarem aos eventos, passeios, festas de família, viagens e toda a diversão reprimida pela pandemia”, destacou o empresário.

O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, ressaltou que a instituição está empenhada em dar acesso aos recursos do Fundo ao empresariado de norte a sul do Estado. “O Bandes se organizou para priorizar o atendimento às empresas neste momento, disponibilizando informações, orientando e dando celeridade ao processo de contratação dos financiamentos. O empresário, apresentando os requisitos necessários, pode ter acesso à linha de crédito emergencial, que oferece capital de giro e recursos financeiros essenciais para a manutenção das atividades dessas empresas”, explicou.

Para saber sobre a Império Mais:
Instagran: @imperiomais
Site: https://imperiomais.com.br/

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/emergencial
faleconosco@bandes.com.br