09/02/2018 15h32

Empreendedores interessados em investir em gastronomia recebem atendimento do Bandes em Guriri, São Mateus

Profissionais e empresas do município de São Mateus e região que desejam investir em negócios ligados ao segmento econômico da gastronomia podem contar com apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). A equipe de atendimento do banco estará presente durante Programa Cozinha Capixaba, que acontece no balneário de Guriri, em São Mateus, entre os dias 19 e 23 (segunda a sexta-feira) para orientar empreendedores interessados em investir no próprio negócio.

O Programa Cozinha Capixaba é uma parceria do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Sesi-ES – com o programa Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente. O projeto envolve capacitação, por meio de uma aula show ministrada na unidade móvel do programa: uma cozinha didática, adaptada em uma carreta, totalmente equipada, com capacidade para os alunos acompanhem cada uma das aulas ministradas em seu interior. Ao todo serão 25 municípios que receberão os cursos com duração de cinco dias. Quarenta profissionais receberão a capacitação em cada uma das cidades selecionadas.

A cadeia produtiva da gastronomia movimenta importantes setores da economia capixaba. De acordo com o diretor de Crédito e Fomento do banco, Everaldo Colodetti, o objetivo é fomentar os negócios locais ligados à gastronomia regional, incentivar o turismo e gerar emprego e renda.

“O Bandes oferece recursos para o bom desenvolvimento das micro e pequenas empresas do Estado por meio de financiamentos exclusivos. Existe uma diversidade crescente de negócios ligados ao segmento como restaurantes, lanchonetes, padarias, food truck, franquias, enfim, caso o empreendedor precise de orientação ao crédito para investir na implantação, modernização ou capital de giro, o banco pode contribuir”, enfatiza.

No lançamento do Programa, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, ressaltou que foi dada a largada para a careta móvel percorrer 25 municípios. "A carreta vai levar o aparecimento a mil pessoas em todo o Estado, aperfeiçoando o conhecimento dos profissionais da gastronomia e valorizando nossos produtos e nossa agricultura, a nossa cultura, com pratos tipicamente capixaba", disse Octaciano.

Cozinha Capixaba

O Programa Cozinha Capixaba é voltado para profissionais da área gastronômica e tem o objetivo de oferecer a capacitação para desenvolver a gastronomia regional, capacitar os profissionais e, com isso, incentivar o turismo, e gerar emprego e renda. Além disso, serão valorizados os produtos produzidos no Estado, como embutidos, queijos, frutos do mar e carnes. Vinte e cinco municípios receberão os cursos.

As aulas serão ministradas nas unidades móveis do programa, com capacidade para os alunos acompanhem cada uma das aulas ministradas em seu interior.

Informações sobre consultores e linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202

Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória