21/03/2019 11h55 - Atualizado em 22/03/2019 13h31

Em sua 14ª edição, Encontro Estadual do Nossocrédito define metas para 2019

O 14° Encontro Estadual do Nossocrédito aconteceu nesta quarta-feira (20) e quinta-feira (21), no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins. A abertura do evento reuniu mais de cem agentes de crédito, além de representantes do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (Bandes), do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), das prefeituras e do Sebrae-ES.

Durante sua participação no evento, a vice-governadora, Jaqueline Moraes, falou sobre a importância do papel do agente de crédito no atendimento aos microempreendedores e lembrou sua experiência pessoal junto ao programa: “Para mim é uma grande honra participar deste evento, o 14° Encontro do Nossocrédito, um programa de geração de renda, principalmente para microempreendedores. Eu, particularmente, tenho experiência própria, sou microempreendedora e já tive acesso ao Nossocrédito”.

O diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti, destacou que o Nossocrédito é referência nacional de política de microcrédito produtivo orientado: “O papel do programa é ser indutor do processo de desenvolvimento econômico e social, tendo como esfera de referência os municípios. Com o Nossocrédito, os municípios participam de forma ativa no esforço de fortalecimento ao empreendedorismo local, através do crédito e capacitações”, explicou.

O diretor apresentou, ainda, a meta de aprovação de crédito do programa para o ano de 2019. São previstos R$ 100 milhões a serem repassados para os empreendedores dos 78 municípios capixabas. O Nossocrédito disponibiliza até R$ 20 mil de crédito com taxas de juros competitivas e prazos flexíveis para empreendimentos formais e informais.

No segundo dia do Encontro, os agentes de crédito e coordenadores regionais discutem as estratégias adotadas para o alcance das metas. Os profissionais também participam de workshops e palestras que envolvem aspectos técnicos-operacionais e comportamentais, necessários para o bom atendimento do programa. O encontro anual faz parte da metodologia implantada pelo Bandes, que reúne capacitação continuada, motivação e integração, planejamento, metas, reconhecimento de resultados e premiação.

Os micro e pequenos negócios, formais e informais, em especial ligados aos setores de comércio e serviço, têm prosperado em todo o Espírito Santo por meio do acesso ao crédito orientado. Desde o início das atividades, em 2003, o programa aprovou R$ 736 milhões em 151 mil projetos de financiamento para investimentos. Em 2018, foram liberados cerca de R$ 50 milhões para pequenos negócios. As atividades ligadas ao comércio são a maioria, com 59% dos financiamentos, seguido pelo setor de serviços, com 26%, e outros 15% destinados a pequenas indústrias de transformação.

Empoderando mulheres com o microcrédito

Ainda de acordo com dados do Bandes, as mulheres representam 57% dos financiamentos destinados aos micro e pequenos negócios em todos o Estado. Apenas em 2018, dos contratos assinados pelo banco para micro e pequenos empreendimentos, 3.888 têm mulheres na liderança do negócio.

Em alusão ao mês da Mulher, a vice-governadora, Jaqueline Moraes, em sua participação no evento, lembrou da importância das microfinanças para a redução da pobreza e desigualdades sociais, que passam, também, pelo empoderamento feminino. A vice-governadora pediu aos profissionais, em especial às agentes de crédito, que atuem de forma a empoderar suas clientes. Como ex-camelô e microempreendedora, ela disse ter certeza que essa atuação pode emancipar as trabalhadoras por meio do acesso ao crédito.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria