18/11/2010 18h57 - Atualizado em 18/01/2019 14h59

Educadores ambientais se reúnem na região do Caparaó

Desta quinta (18) até sábado (20), acontece em Dores do Rio Preto o XIII Encontro de Educadores Ambientais da Região do Caparaó. O objetivo é promover a troca de informações a respeito dos trabalhos de educação ambiental desenvolvidos na região. O tema do evento este ano é “Educador Ambiental na Construção de Territórios Sustentáveis”.

O encontro é uma realização do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região do Caparaó e da Prefeitura de Dores do Rio Preto.

Além de autoridades e educadores locais, profissionais dos municípios de Alegre, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado participam do encontro.

O objetivo da ação é promover um debate sobre a implantação de um polo de Educação Ambiental na região. A programação conta com palestras sobre resíduos sólidos, adequação da propriedade rural, recursos hídricos, além de mesas redondas e oficinas temáticas.

Serviço:
XIII Encontro de Educadores Ambientais da Região do Caparaó

- Data: De quinta (18) a sábado (20)
- Informações: (28) 3553- 0679
E-mail: consorciocaparao@gmail.com.

Programação:

Quinta-feira (18)
14 horas – Solenidade de abertura. Entrega do Titulo ”Guardiões do Caparaó.”
15 horas – Palestra “Educador Ambiental na Construção de Territórios Sustentáveis”.
17h30 - Desafios da Educação Ambiental no Território do Caparaó Capixaba - Ecosaurros do Território do Caparaó, por Dalva Ringuier, Marcos Satller, Geraldo Dutra, João Batista Gomes, Constantino Korovaef.
19 horas – Jantar.
20 horas – Moda de Viola.

Sexta-feira (19)
7 horas – Café da manhã.
8 horas – Dinâmica de abertura.
8h30 – Desafios dos municípios para implantação dos Programas de Educação Ambiental e Políticas Municipais de Educação Ambiental, apresentação de representantes do Consórcio Caparaó e Iema.
9h30 - Apresentação do Núcleo Permanente de Audiovisual do Caparaó Capixaba / Patuléia Filmes/Consorcio Caparaó.
10 horas - Café com Prosa.
10h15 - Construção da Política Estadual de Educação Ambiental e Construção do Programa de EA no Estado, presença de representantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental.
11h15 - Resíduos Sólidos -Comissão Estadual de Resíduo (Sebrae).
12 horas – Almoço.
13h30 - Mesa Redonda: Adequação da propriedade rural a Legislação Ambiental e Licenciamento Ambiental no Município (Iema, Idaf e Ibama).
15 horas - Café com Prosa.
15h20 - Gestão Compartilhada do Parque do Caparaó (Iema e Instituto Chico Mendes).
16h20 - Águas Limpas do Caparaó (Funasa, MDA e Conselho Territorial do Caparaó Capixaba)
17 horas - Criação de Unidade de Conservação, Geração de Conhecimento Local e Fomentar a Educação Ambiental, por Érika Munaro e Everaldo Nunes, analistas do Iema.
19 horas – Jantar.
20 horas – Moda de Viola e atividade cultural na praça de Dores do Rio Preto.

Sábado (20)
8 horas – Dinâmica de abertura.
Das 8h30 às 12 horas – Oficinas Temáticas.
12 horas – Almoço.
Das 13h30 às 17h30 – Formatação dos anais do evento. Organização do Plano de Trabalho da Educação Ambiental para o ano de 2011. Eleição do município que realizará o encontro no próximo ano.
17h30 – Encerramento com foto oficial.
Obs: Durante o evento haverá exposição dos projetos:  Fotografia como Instrumento de Educação de Educação Ambiental”, parceria com a Samarco. Escolha das três melhores fotos projeto realizado em Dores do Rio Preto, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro e Muniz Freire. Entrega da premiação

Informações à imprensa:
Comunicação Seama/Iema