14/11/2025 13h38

Economia capixaba cresce 3,4% em 2023 e supera média nacional, aponta IJSN

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo registrou crescimento real de 3,4% em 2023, superando as taxas de expansão do Brasil (3,2%) e da região Sudeste (2,7%), conforme indicadores elaborados pela Coordenação de Estudos Econômicos do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a partir dos dados consolidados e calculados em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O PIB capixaba alcançou R$ 209,8 bilhões, o que representa 1,9% do PIB nacional, mantendo o estado na 14ª posição no ranking brasileiro e na 9ª colocação em PIB per capita, com R$ 54.733 por habitante.

“Os resultados mostram a força da economia do Espírito Santo, que conseguiu crescer acima da média nacional mesmo em um contexto de desafios regionais e globais. A combinação entre indústria e serviços foi essencial para esse desempenho”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

O desempenho positivo da economia estadual foi impulsionado principalmente pelos setores de Indústria e Serviços, que compensaram a retração observada na Agropecuária. A Indústria cresceu 8,6%, destacando-se o avanço das Indústrias extrativas (+22,5%), com aumento da produção de petróleo, gás natural e pelotização de minério de ferro, além do bom desempenho dos segmentos de Eletricidade e gás, água e saneamento (+10,9%) e Construção (+1,2%).

Por outro lado, a Indústria de transformação registrou retração de -3,8%, influenciada pela redução na produção de aço.

O setor de Serviços, que representa 66,1% da economia capixaba, cresceu 2,6%, com destaque para o segmento de Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, que passou a ser a atividade de maior peso na estrutura econômica do estado, com 17,2% de participação no PIB. Já a Agropecuária teve queda de 10,1%, reflexo principalmente da redução na produção de café — -25,1% para o arábica e -10,1% para o conilon — conforme dados do IBGE.

Com esse desempenho, o Espírito Santo se consolidou entre os 13 estados com maior crescimento econômico em 2023, revertendo a retração observada em 2022 (-1,7%). O avanço reflete a resiliência e a diversificação da economia capixaba, sustentada por setores estratégicos como energia, mineração, comércio e serviços públicos.

Os dados apresentados pelo PIB Estadual 2023 são resultados oficiais calculados pelo IBGE em parceria com instituições de pesquisas de todos os estados brasileiros. Aqui no Espírito Santo, a instituição parceira é o Instituto Jones. Na atual metodologia os resultados são apresentados com uma defasagem de dois anos. A publicação do PIB 2023 foi realizada com base nas contas trimestrais do Brasil, devido ao processo de mudança da base de 2010 para 2021.

No Espírito Santo, o IJSN desenvolveu a metodologia do PIB Trimestral para acompanhar o desempenho da economia de forma mais atualizada, mas não é algo realizado por todos os estados brasileiros. Os dados do PIB 2023 do Espírito Santo podem ser acessados nas publicações do PIB 2023 elaboradas pela Coordenação de Estudos Econômicos do IJSN, disponível no link: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/cadernos/pib-estadual 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard