22/09/2017 14h40

EaD da Esesp chega à marca de 2 mil capacitados em 2017

Foto: Equipe do setor de Educação a Distância da Esesp

Nos oito primeiros meses de 2017, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) capacitou exatamente 2 mil servidores estaduais e municipais por meio da Educação a Distância. Com isso, a instituição está bem próxima de ultrapassar a marca registrada em todo o ano de 2016, quando 2.293 profissionais passaram pelas formações on-line promovidas pela Escola de Governo.

 

No total, a Esesp possui em seu portfólio um total de 12 capacitações a distância. Desde o início do ano, foram abertas 17 turmas em 10 desses cursos, que integram diferentes áreas de conhecimento. Além da variedade de opções à disposição do servidor, a diretora-presidente da Escola, Dângela Bertoldi Volkers, destaca que o bom resultado também é fruto do cuidado nas ofertas.

 

“Além da flexibilidade de horários e de uma plataforma de fácil navegação, os cursistas encontram um ambiente propício ao aprendizado e de estímulo ao conhecimento. E tem uma característica fundamental em todo esse processo que é a tutoria. Ou seja, além de todas as ferramentas disponíveis, um docente fica à disposição para auxiliar os participantes e tirar dúvidas. Tudo isso é refletido também na baixa taxa de evasão que registramos, que no ano passado foi de 13,5%”, disse.

 

De acordo com coordenador de Educação a Distância, Wistercley Carvalho, outra forma de garantir a boa adesão é a manutenção constante dos cursos. Segundo ele, as contribuições e sugestões dadas pelos servidores que participam dos cursos são levadas em consideração para promover melhorias. Assim as ofertas atendem melhor às demandas e necessidades da administração pública.

 

“O nosso objetivo é pensar e implementar as adequações necessárias para garantir que o conhecimento passado nas formações seja refletido em mudanças práticas e gerem resultados para a sociedade. Por isso, buscamos sempre estar atentos aos nossos cursistas e ao que eles têm a nos dizer, nos atualizando quanto às novas tecnologias para atendê-los cada vez melhor e promovendo resultados de excelência para a sociedade”, pontuou Wistercley.

 

As ações on-line são disponibilizadas por meio da plataforma virtual, que pode ser acessada no endereço ead.es.gov.br. Nela, os servidores encontram uma série de recursos, como fóruns, videoaulas, bate-papos, uma biblioteca virtual e textos complementares. As ofertas ocorrem mensalmente de acordo com a demanda.

 

 

Novidades e lançamentos

 

Nesses primeiros meses do ano, os servidores também puderam assistir à ampliação do portfólio de cursos por meio da abertura de novas ações. Até o momento, quatro cursos foram lançados na plataforma. Foram eles: Excel Básico, Liderança e Gestão Estratégica, Redação Oficial e Gestão Orientada para Resultados.

 

Além da disponibilização regular dos cursos já lançados, a instituição tem a previsão de colocar no ar outras quatro formações: Gestão Orçamentária e Financeira, Captação de Recursos, Direito Administrativo e Gestão Escolar. Para a diretora-técnica da Esesp, Sylvana Torres, a abertura de novas opções fortalece o serviço público.

 

“Os servidores vão encontrar uma gama diversificada, com conhecimentos e informações de diferentes eixos. Esse importante movimento que a Esesp realiza ocorre à luz das Diretrizes de Governo e reflete o mundo contemporâneo, onde a tecnologia está presente nas mais diferentes tarefas do dia a dia e precisa ser utilizada a nosso favor”, falou.

 

Ações customizadas

 

O bom resultado apresentado pela Educação a Distância da Esesp tem gerado ações em parceria com organizações estaduais. Atualmente, as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) estão desenvolvendo cursos nesta modalidade.

 

Uma dessas atividades é a capacitação sobre a política de Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolvida entre a Setades e a Escola de Governo, que será ofertada por meio da plataforma on-line. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 30 de setembro.

 

O público-alvo é composto por pessoas que se envolvam com a política de segurança alimentar e nutricional e que contribuam no processo de fortalecimento da rede de Segurança Alimentar no Espírito Santo. A inscrição pode ser realizada aqui .

 

Outra ação é o Curso Básico em Vigilância Epidemiológica, desenvolvido junto com a Sesa, que até este ano era disponibilizado apenas no formato presencial. Para tornar a experiência mais dinâmica, a equipe de EaD desenvolveu uma personagem para realizar a explicação dos conteúdos.

 

O curso tem o objetivo de abordar os princípios básicos do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, visando à melhoria da capacidade de resposta e promovendo assim a implementação qualitativa dos serviços de vigilância dos municípios.

 

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

 

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

 

Texto: Renan Chagas

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard