03/06/2017 09h00

Domingo (04) é dia de mutirão de limpeza em Reserva de Guarapari

Foto: Georges Mitrogiannis

O manguezal de Guarapari recebe neste domingo, a partir das 08 horas, um mutirão de limpeza. O objetivo é coletar resíduos que impactam diretamente o manguezal da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Concha D'Ostra, bem como fomentar a educação ambiental referente à importância de preservar a região.

 

Qualquer pessoa pode participar e ajudar na conservação do manguezal. Um ônibus sairá da pracinha de Guarapari em direção ao bairro Olaria. O transporte dos participantes até o local de limpeza será feita através de escuna e ônibus.


Em 2016, foram retirados 1,2 toneladas durante o mutirão. Todos os anos a ação é realizada com o objetivo de diminuir a quantidade de resíduos sólidos por meio de coleta e divulgar a importância de preservar a região. A limpeza será feita em solo e também por meio de escunas. 

A ação é promovida pela equipe da RDS Concha D’Ostra, gerenciada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria da ONG Gaya Religari e apoio da iniciativa privada. 

Evento

A primeira ação aconteceu em junho de 2010, nos manguezais dos bairros de Jabaraí e Perocão. Os voluntários recolheram 1,5 toneladas de lixo. Entre os resíduos encontrados estavam, principalmente, pneus de automóveis, garrafas PET, plásticos e pedaços de madeiras. Por ser um ecossistema muito importante, o manguezal funciona como um berçário natural para o desenvolvimento de muitas espécies de animais e plantas.

Para dar mais suporte à ação, estarão disponíveis 02 ônibus e uma escuna para o desenvolvimento do trabalho.

 

Concha D"Ostra

A reserva possui área de 953,5 hectares e está localizada no município de Guarapari. Criada como uma Estação Ecológica em 2003, a Unidade de Conservação (UC) passou por um processo de adequação de categoria, sendo instituída como Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável (RSD) Concha D' Ostra por meio da Lei Estadual Nº 8464, de 14 de março de 2007.

Seus objetivos são proteger os manguezais do estuário da baía de Guarapari, importante zona de reprodução de diversas espécies de crustáceos e peixes, e ao mesmo tempo garantir o uso sustentável destes recursos naturais pela população tradicional residente.

 

Assessoria de Comunicação

Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi

Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012

www.facebook.com/MeioAmbienteES

Twitter: @meioambientees

Instagram: @meioambientees

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard