28/07/2020 18h40

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho: hospitais da rede promovem ações

No Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado nesta segunda-feira (27), o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, administrado pelo Instituto Gnosis, e o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), gerenciado pela Pró-Saúde, em Vitória, realizaram atividades para promover a cultura de segurança dentro do ambiente de trabalho. 

No Himaba, a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) abordou os profissionais para refletir sobre o papel de cada um na prevenção de acidentes. Com um mural montado próximo à área verde, os servidores puderam escrever uma mensagem respondendo à pergunta “O que eu faço para o Himaba ser campeão em prevenção de acidentes?”. A ação também contou com orientações sobre distanciamento, além da higienização das mãos e das canetas com álcool. 

A técnica de Segurança do Trabalho Dayane Gomes da Cunha faz parte da equipe do Sesmt e falou sobre o objetivo da atividade. “Nossa intenção é fazer com que os trabalhadores reflitam sobre a prevenção de acidentes, se conscientizem e façam com que todos entendam que a prevenção não é só responsabilidade do empregador. Não basta só a empresa agir. Estamos trazendo a reflexão de que o colaborador também é responsável para que a gente possa evitar acidentes”, afirmou. 

No Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), o Sesmt da unidade, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realiza uma ação educativa, que teve início na segunda-feira (27) e ocorre até esta terça-feira (28), com o tema: “Antes cautela do que arrependimento: prevenir é o melhor remédio”.

Para destacar a importância da cultura de segurança dentro do ambiente de trabalho, os organizadores estão distribuindo um panfleto denominado “As 10 regras de Ouro da Segurança no Ambiente de Trabalho”, com orientações para os profissionais durante a realização das suas atividades no Hospital Estadual de Urgência e Emergência. “A ação vem reforçar as orientações que são realizadas diariamente, sobre a importância do uso do equipamento de proteção individual (EPI) e outras medidas no ambiente de trabalho, que visam à prevenção de acidentes de trabalho”, destacou o técnico em Segurança do Trabalho e presidente da Cipa, Willians de Jesus.

Em ambas as unidades os profissionais reforçaram aos trabalhadores as orientações sobre a higienização das mãos, antes e depois de qualquer procedimento realizado dentro da unidade hospitalar, bem como orientações do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s).

 

As 10 regras de Ouro da Segurança no Ambiente de Trabalho 

1-      Use os EPIs de forma adequada;
2-      Higienize as mãos;
3-      Descarte os resíduos corretamente;
4-      Atenção ao manuseio dos perfurocortantes;
5-      Ande, não corra;
6-      Use calçado apropriado e não use adornos;
7-      Respeite as sinalizações de segurança;
8-      Adote postura correta;
9-      Comunique as ocorrências no trabalho imediatamente;
10-    Na dúvida, pergunte.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação
Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves(Himaba)
comunicacao.himaba@institutognosis.org.br
(27) 3636-3187 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)
(27) 3194-0122
comunicacao.heue@heueprosaude.org.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard