25/09/2017 11h00

Dia do Estagiário: crescimento e desenvolvimento durante estágio no setor público

Foto: Assessoria de Comunicação/Seger

Participação durante etapas de projetos, acompanhamento e organização de processos e apoio em atividades setoriais são algumas das atividades realizadas no dia a dia pelos estagiários do Jovens Valores, do Governo do Estado. O programa conta hoje com estudantes de 62 formações diferentes, entre cursos de níveis técnico, médio e superior.

Nesta segunda-feira (25), comemora-se, no Espírito Santo, o Dia do Estagiário e para homenagear os jovens que atuam no Estado e conhecer um pouco da história deles, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) destaca o aprendizado conquistado por eles no ambiente de estágio.

Abraão Rosindo Santos, de 19 anos, que cursa o 4º período do curso técnico em informática, se inscreveu no programa Jovens Valores e foi selecionado para estagiar no Núcleo de Informática da Seger, onde realiza tarefas de montagem e manutenção de computadores.

“No estágio consigo colocar em prática toda a teoria que aprendo durante as aulas. É muito importante o tempo que passo desenvolvendo as minhas atividades diárias, pois consigo ter acesso aos servidores do setor, que me auxiliam em qualquer dúvida que surja. Considero o estágio uma segunda escola”, afirmou Abraão.

Para a estagiária de nível médio do grupo administrativo setorial da Seger, Estelamaris Pimentel Cantuária da Silva, de 19 anos, o estágio colaborou com a melhoria de diversos aspectos de sua vida. “Melhorei meu relacionamento interpessoal e tenho a oportunidade de acompanhar os processos, liberar requisições e aprender sobre a administração em um contexto geral”, ressaltou.

Jovens Valores

Desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o Programa foi instituído em 2009 e prioriza o acesso de estudantes em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a inserção do estudante no mercado de trabalho, colaborando para sua formação profissional e humanitária.

O Programa atende aproximadamente 2 mil estudantes dos ensinos médio, técnico e superior, de 56 municípios do Estado, com faixa etária entre 16 e 57 anos. 

De acordo com a coordenadora do programa Jovens Valores, o estágio tem grande relevância na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho e para a construção da sua carreira profissional. Por isso, é importante ressaltar o papel do estagiário na busca pelo conhecimento e experiência, no cotidiano de trabalho: demonstrando interesse em aprender, esclarecendo suas dúvidas, interagindo com os demais profissionais.

“Por outro lado, esperamos que os supervisores que possuem estagiários em suas áreas vejam a oportunidade que têm de contribuir para a formação e a oportunidade de fazer a diferença na vida de uma pessoa. O maior desejo da coordenação do programa é que que esta contribuição aconteça”, disse Kamilla Mota, Coordenadora do Jovens Valores.

Inscrição

Para participar, o candidato precisa estar matriculado e frequentando efetivamente o ensino regular em instituição de ensino médio, técnico ou superior, vinculado à estrutura de ensino público ou particular, oficial ou reconhecido; não estar empregado e nem possuir outro vínculo de estágio.

Os interessados devem se inscrever por meio do site www.jovensvalores.es.gov.br.

A classificação ocorre de acordo com o perfil da vaga e os critérios socioeconômicos estabelecidos. O contato com os estudantes será feito via e-mail e telefone. Portanto, é importante manter os dados atualizados.

Dúvidas e orientações

Equipe Jovens Valores: jovensvalores@seger.es.gov.br ou http://www.jovensvalores.es.gov.br/#fale-conosco

 

Assessoria de Comunicação Seger

Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br   

 Éricka de Almeida Silva

ericka.silva@seger.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard