22/09/2025 17h46

Dia de Proteção da Fauna: atuação do Iema no combate ao cativeiro ilegal de animais silvestres

Nesta segunda-feira (22), Dia de Proteção da Fauna, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) destaca suas ações de preservação e reafirma o compromisso com a proteção da fauna capixaba e o combate ao cativeiro ilegal de animais silvestres.

As ações de fiscalização e conscientização já mostram resultados concretos: 30% dos animais que chegam ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias) têm origem em operações do Iema. Somando mamíferos, aves e répteis, foram 1.083 animais resgatados e apreendidos entre 2024 e 2025. Desse número, 610 animais foram apreendidos, oriundos de denúncias e ações de fiscalização do Instituto.

O coordenador de Fauna do Iema, Cosme Damião Valim Carvalho, explicou a atuação do órgão e a importância da conscientização. “O Iema tem intensificado as ações tanto de fiscalização quanto de educação ambiental, que estimulam a entrega voluntária. Podemos afirmar que houve um aumento de cerca de 300% das apreensões e entregas voluntária, dado o esforço das equipes de proteção à fauna do Iema”, disse.

“As denúncias têm um papel fundamental no processo de conservação, pois são essenciais para a nossa atuação. Cada resgate ou apreensão representa a oportunidade de oferecer a esses animais uma nova chance de voltar ao seu habitat natural”, destacou Carvalho.

O coordenador de Fauna ainda ressaltou o trabalho colaborativo que ocorre em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Policia Ambiental, que realizam ações colaborativas.

Como fazer uma denúncia?

Pelo telefone: (27) 3636-2599

Pelo site: clicando aqui.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Linkedin: Iema ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard