23/09/2019 12h54

Dia da árvore é comemorado com plantio de mudas no Parque Estadual Paulo César Vinha

Parque Estadual Paulo César Vinha promoveu, neste sábado (21), o plantio de mudas de espécies características de sua vegetação em sua sede, em Guarapari. A ação fez parte da comemoração ao Dia da Árvore. Voluntários plantaram mudas de amescla, pitanga, araçá e aroeira. A terra utilizada foi a da compostagem realizada na própria unidade.

Participaram do evento o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza, servidores do Parque e voluntários. Para Fiuza, a ação é importante para a defesa do meio ambiente. “O objetivo é conscientizar as pessoas quanto à necessidade do respeito ao meio ambiente, estimulando a conscientização ambiental da comunidade, sobretudo da nova geração”, destacou.

Grande diversidade

Com área aproximada de 1,5 mil hectares, o Parque Estadual Paulo César Vinha possui uma grande diversidade de ambientes em sua área como lagoas, dunas e planícies alagadas, além de inúmeras formações vegetais, como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, Brejo Herbáceo, formações abertas e a vegetação pós-praia.

O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como o melocactus (cactos cabeça-de-frade), pimenteira rosa e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas pererecas e libélulas. A Lagoa de Caraís é sua principal atração. O Parque é circundado pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, que funciona como sua zona de amortecimento e visa conservar a região marinha do arquipélago das Três Ilhas.

O Iema atualmente administra 17 Unidades de Conservação (UC) estaduais, compostos por seis Áreas de Proteção Ambiental (APA), seis Parques Estaduais, uma Reserva Biológica, dois Monumentos Naturais (MoNa), uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) e uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

Todos os Parques Estaduais e a RDS Concha D´Ostra, em Guarapari, estão estruturados com sede própria para receber o visitante. Com relação aos dias de visitação, apenas o Parque Estadual Mata das Flores e a RDS Concha D´Ostra não ficam abertos aos sábados e domingos. Os demais Parques funcionam diariamente, das 8h às 17h. 

Saiba mais:


Unidades administradas pelo Iema:

Parque Estadual Paulo César Vinha - PEPCV
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard