15/10/2021 15h09

Dia D da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes é neste sábado (16)

É neste sábado (16) o Dia D de mobilização voltado à Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes, de zero a menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). A orientação da Secretaria da Saúde (Sesa) é que as 493 salas de vacinação em todo Estado estejam abertas para que pais e responsáveis possam levar seus filhos, com objetivo de atualizar a caderneta de acordo com o Calendário Nacional de Imunização.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, o dia D representa uma oportunidade para aqueles pais que durante a semana têm dificuldades em levar seus filhos para serem imunizados.

“Sabemos da correria do dia a dia de muitos pais e que muitos não conseguem durante a semana levar seus filhos à unidade de saúde para se vacinar, por isso, temos o dia D sendo realizado neste sábado, como uma forma de garantir a atualização da caderneta destas crianças e adolescentes, auxiliando cada vez mais na proteção deles e também na cobertura vacinal tão importante que precisamos alcançar”, explicou.

A coordenadora ressalta que, diante das atualizações realizadas pelo Ministério da Saúde quanto à suspensão do intervalo de doses da vacina contra a Covid-19 com as demais vacinas, torna-se um dia também importante para a imunização contra esta doença.

“Vale lembrar que não é necessário mais realizar intervalo de 14 dias entre as vacinas contra a Covid-19 e as demais vacinas. Assim, havendo doses disponíveis no local para a imunização de adolescentes a partir de 12 anos para esta doença, é muito importante que o façam”, informou Danielle Grillo.

A Campanha vai até o dia 29 de outubro e estão sendo ofertadas 18 tipos vacinas nas 493 salas de vacinação em todo o Estado. É importante que pais e responsáveis aproveitem a oportunidade para ir até um posto de vacinação, com a caderneta em mãos para verificar a situação vacinal dos seus filhos.

 

Cobertura vacinal atualizada

Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações desta sexta-feira (15), a cobertura vacinal dos imunizantes que o Ministério da Saúde define meta preconizada de 90% a 95% apresenta o seguinte quadro:

BCG: 79,22%

Rotavírus Humano: 76,15%

Meningococo C: 77,51%

Penta: 76,57%

Pneumocócica: 79,76%

Poliomielite: 76,09%

Febre Amarela: 69,11%

Hepatite A: 74,66%

Tríplice Viral D1: 80,15%

 

Meningocócica C em esquema especial

Concomitante à Campanha de Multivacinação, o Estado passou a oportunizar de forma temporária, até final de dezembro deste ano, a vacinação contra a Meningite Meningocócica C a crianças de até 10 anos de idade (10 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não receberam a dose.

A ação é uma importante medida de controle da doença e vai ao encontro das medidas definidas pelo Ministério da Saúde, em virtude das baixas coberturas vacinais nos últimos anos – agravada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), evitando, assim, a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas e óbitos.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard