01/10/2020 16h22

Detran|ES treina agentes de trânsito para uso de talonário eletrônico na Serra

Os agentes municipais de trânsito da Serra já estão aptos para utilizar uma ferramenta que possibilita ao profissional ter acesso aos dados do condutor e do veículo no momento da abordagem: o talonário eletrônico. Isso porque o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) promoveu, nessa terça-feira (29), um treinamento para o manuseio da tecnologia nas operações de fiscalização.

O talonário eletrônico contribui para otimizar o trabalho dos agentes ao reduzir as chances de erros no preenchimento dos autos de infração e permite o lançamento instantâneo das informações no sistema do Detran|ES. A ferramenta já é utilizada nas fiscalizações pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e por agentes das guardas municipais de Vila Velha, Linhares, Viana e Cariacica.

Para o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a tecnologia oferecida pelo Órgão para a Polícia Militar e para as Guardas Municipais, bem como o treinamento feito pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), contribuirá significativamente para que a fiscalização de trânsito com foco na proteção da vida seja mais integrada e efetiva em todo o Estado.

“Posicionamos o Detran na nossa gestão com foco claro na digitalização dos serviços, procedimentos e investimento forte em soluções tecnológicas para aperfeiçoar as entregas à população. O talonário eletrônico é um desses produtos, pois um dos objetivos é otimizar a coleta de informações para que, por meio da análise de dados estatísticos com maior assertividade, trabalhemos de forma integrada a fiscalização e a educação de trânsito em locais com maior número de acidentes buscando a redução dos mesmos, bem como de mortes e sequelas permanentes nas pessoas”, afirma.

Givaldo Vieira lembra também que a Serra ocupa, neste ano, a liderança de uma triste estatística: a de município com o maior número de mortes no trânsito até o mês de agosto, com 40 vidas perdidas, de acordo com relatório do Observatório de Segurança Pública do Estado, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. “Equipar os agentes de trânsito e atuar de forma inteligente, coordenada e coletiva é um caminho importante para que as pessoas se conscientizem a obedecer às regras e não adotem comportamentos de risco, diminuindo, assim, os danos causados aos serranos nas vias”, disse o diretor geral.

"A implantação do talonário eletrônico, assim como outras ferramentas, e as operações em conjunto que realizamos com o Detran, beneficia mais de meio milhão de pessoas no município da Serra. É uma parceria que tem contribuído para a preservação de vidas e melhoria da fluidez no trânsito da nossa cidade", destacou o secretário de Defesa Social da Serra, major Maximiliano Werneck.

Agentes de Cachoeiro de Itapemirim também estão aderindo ao sistema e devem passar pelo treinamento realizado pelo Detran|ES em breve.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho