24/09/2020 16h10

Detran|ES realiza ação na Grande Vitória sobre percepção de risco no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), dentro da campanha da Semana Nacional de Trânsito, realiza uma ação de conscientização sobre percepção de risco em ruas da Grande Vitória. A programação termina nesta sexta-feira (25).

A ação conta com a participação de cadeirantes que atravessam a faixa de pedestres com mensagens de alerta sobre a fragilidade da vida e a necessidade de cada um adotar comportamentos seguros no trânsito, além de promotores com orientações como: não usar o celular no trânsito, respeitar a faixa de pedestres e usar o cinto de segurança.

Partindo do conceito nacional “Perceba o risco, proteja a vida”, o objetivo da ação é impactar o condutor e despertar a atenção para a percepção do mal que ele pode causar a outros e a si mesmo ao desrespeitar as leis de trânsito. “Esse alerta não é sobre punições, mas sobre as consequências dos atos de cada um. As leis de trânsito são pensadas para proteger quem está no trânsito e seguir essas regras é um ato de preservação da vida”, alertou o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

O diretor destaca ainda que a ação quer fazer com que todos pensem na sua responsabilidade no trânsito. “A ação com cadeirantes e frases de impacto coloca a fragilidade da vida à frente dos condutores, passageiros, pedestres e ciclistas que passam pelo local e chamam atenção de todos para essa reflexão. Não são os pontos na carteira ou o valor da multa, mas a sua consciência que vai mudar suas atitudes e contribuir para um trânsito mais seguro para eles, para todos e preservar muitas vidas”, ressaltou Vieira.

Nesta sexta-feira (25), a ação será realizada, pela manhã, em dois pontos de Vitória e, à tarde, na Serra e em Cariacica.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho