12/05/2017 17h21

Detran|ES leva ação do “Maio Amarelo” para shopping de Vila Velha

Neste fim de semana, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) levará ações do “Maio Amarelo” para dentro do Shopping Boulevard, em Itaparica, Vila Velha. Um estande com atividades interativas vai conscientizar o público sobre as boas práticas para um trânsito mais seguro.

A ação vai convidar o cidadão a interagir em espaços que tratam dos seis temas que direcionam as ações do “Movimento Rua Coletiva”: excesso de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, o uso do celular e o não uso de capacete, do cinto de segurança e de cadeirinha para crianças.

O público poderá conhecer o modelo de cadeirinha adequada para cada faixa etária da criança, assistir a um mecanismo que demonstra de maneira simbólica a fragilidade da nossa cabeça e a im­portância do uso do capacete, participar de uma experiência que simula uma colisão veicular e a necessidade do uso do cinto de segurança e participar de atividades como o uso de óculos especiais que distorcem a visão para mostrar os riscos de dirigir sob efeito do álcool, tentar jogar um game de perguntas e respostas com fones de ouvidos com áudio que desconcentram o participante e testar os limites de velocidade em um circuito de arame.

As ações de educação de trânsito continuam durante todo o mês. Confira aqui o cronograma de ações do Maio Amarelo. (((http://www.detran.es.gov.br/web/Maio_Amarelo_2017.html)))

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um alerta para mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no mundo e no Brasil. O tema deste ano, “Minha escolha faz a diferença”, foi definido em janeiro pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e tem como objetivo ressaltar o conceito de que não há acidentes, e sim, escolhas inadequadas.

Para trabalho do tema em um contexto local, o Detran|ES abordará o que as crianças pensam sobre as atitudes dos adultos com os quais convivem. “O ato de dar o bom exemplo é uma decisão de cada um. Entretanto, queremos propor uma reflexão sobre o olhar infantil. Sobre o que eles pensam com as atitudes dos pais, tios, enfim, adultos responsáveis sobre eles. A ideia principal é a representatividade de futuro, de exemplos para o futuro”, destaca o diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto.

Movimento Rua Coletiva

Dentro da campanha Maio Amarelo, o Governo do Estado inovou e lançou no Espírito Santo, há um ano, o Movimento ‘Rua coletiva’, que tem como objetivo chamar os capixabas para uma reflexão sobre o comportamento no trânsito e para uma convivência melhor a cada esquina, de forma mais humana e gentil.

O movimento aborda seis principais focos de atenção: uso do celular, cinto de segurança, capacete para motociclistas, cadeirinha para crianças, velocidade e alcoolemia.

Maio Amarelo 2016

Durante o mês de maio do ano passado, no período em que é realizado o Movimento “Maio Amarelo”, mais de mil pessoas receberam os panfletos educativos; 2 mil carros foram abordados em ações educativas e mais de 7 mil pessoas participaram de um estande interativo em shoppings da Grande Vitória. Para reforçar ainda mais a conscientização para a preservação das vidas, o Detran|ES participou de uma simulação de acidente envolvendo 40 vítimas, com parceiros que também atuam na redução de acidentes no trânsito. E encerrou o mês com um passeio ciclístico, que contou com 1.200 participantes.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Christiano Mattos