01/04/2022 12h27 - Atualizado em 01/04/2022 17h04

Detran|ES lança segunda edição do Curso de Mecânica Básica para Mulheres ‘Faça você mesma’

As inscrições para a segunda edição do Curso de Mecânica Básica para Mulheres “Faça você mesma” estão abertas a partir das 12 horas desta sexta-feira (1º), no site www.detran.es.gov.br”. O curso, gratuito, é uma realização do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com as empresas Contauto Auto Center e Moto Vena.

No curso, serão abordados conhecimento sobre manutenção preventiva e noções básicas do veículo, com o objetivo de garantir ainda mais segurança e independência para as mulheres no manejo da mecânica básica dos veículos de duas e quatro rodas. O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou que o Curso de Mecânica para Mulheres tem como foco proporcionar às condutoras o conhecimento necessário para que resolvam problemas corriqueiros nos veículos.

“Nossa intenção é empoderar e dar segurança às mulheres, ao buscar o serviço de um profissional. Com o conhecimento adquirido no curso, elas poderão compreender os principais indicadores do painel de instrumentos e ter noções básicas de verificação do motor, dos freios e fluidos; reconhecer quando o veículo precisa de alinhamento e balanceamento; além de aprender sobre condução econômica e cuidados diários. Mas, principalmente, como muitas alunas da turma passada mencionaram, o conhecimento vai colaborar para que elas não sejam mais passadas para trás por maus profissionais, que acham que mulher não entende de mecânica”, pontuou Givaldo Vieira.

Ainda sobre o preconceito sofrido pelas mulheres, no que diz respeito ao conhecimento em mecânica, o diretor geral do Detran|ES disse que espera que o curso desperte interesse e vocação que podem ser, até então, desconhecidas por muitas delas. “O curso pode fazer com que elas ampliem seus horizontes e queiram se especializar, tornando-se profissionais da área de mecânica de veículos”, acrescentou Vieira.

As aulas terão formato presencial e serão ministradas pelos técnicos especializados das empresas, cumprindo todos os protocolos necessários de segurança e proteção exigidos pelos Decretos Estaduais durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), sendo divididas em teoria e prática.

O Curso

O Curso de Mecânica Básica para Mulheres “Faça você mesma” tem carga horária de 8 horas e é dividido em módulos teórico e prático. As aulas vão ocorrer de forma presencial, na sede administrativa do Detran|ES, em Vitória, nos dias 02 e 03 de maio, para mecânica básica para veículo de quatro rodas, e, nos dias 04 e 05 de maio, para mecânica básica para veículos de duas rodas, sempre das 13h às 17h.

Serão cumpridos todos os protocolos necessários de segurança e proteção exigidos pelos Decretos Estaduais durante a pandemia. O certificado de participação será entregue ao final de cada curso, sendo de mecânica em motos e/ou carros.

Cronograma:

02/05/2022 – Módulo teórico para veículo de quatro rodas

03/05/2022 – Módulo prático para veículo de quatro rodas

04/05/2022 – Módulo teórico para veículo de duas rodas

05/05/2022 – módulo prático para veículo de duas rodas

Inscrições

As condutoras interessadas devem fazer a inscrição no site do Detran|ES (www.detran.es.gov.br), na aba “Educação”, onde constarão todas as informações relativas ao curso. As inscrições vão estar disponíveis até as 23h59 do dia 09 de abril de 2022 e terão limite de 100 vagas, sendo 50 para mecânica básica de veículos de quatro rodas e 50 para mecânica básica de veículos de duas rodas.

Para se inscrever, é preciso ser habilitada e apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. A candidata deve digitalizar ou tirar uma foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do comprovante de vacinação contra a Covid-19, anexando esses documentos ao formulário. As interessadas podem se inscrever nas duas modalidades: carro e moto.

Não poderão participar mulheres cumprindo penalidades de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH.

É importante ressaltar que as interessadas estejam atentas às informações fornecidas no ato da inscrição. Todas as informações serão encaminhadas via e-mail. Portanto, é de inteira responsabilidade das inscritas acompanhá-las.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho