11/02/2022 18h00 - Atualizado em 14/02/2022 10h48

Detran|ES inaugura nova agência de atendimento em João Neiva

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), inaugurou, na tarde desta sexta-feira (11), a nova unidade do Posto de Atendimento Veicular (PAV) de João Neiva, localizada na Rua Placido Vassalo, n.º 48, no Centro, no mesmo prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde. A cerimônia contou com a presença do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, do prefeito Paulo Sérgio de Nardi (Micula) e de outras autoridades do município. 

A agência oferece um ambiente mais moderno, com estrutura equipada com mobiliário seguindo o padrão atualizado do órgão e respeito integral às normas de acessibilidade. Serão ofertados serviços nas áreas de Veículos, Habilitação e Infrações, como consultas, impressão de boleto, primeiro emplacamento, transferência, mudança de característica, segunda via de recibo, substituição de placa, recursos, entre outros serviços. A cidade de João Neiva tem uma frota de 8.574 veículos e 6.918 condutores habilitados. 

“Entregamos, hoje, uma agência do Detran nova e acessível para a população de João Neiva, que até então precisava se deslocar até Ibiraçu ou Aracruz para realizar diversos serviços, no período em que a unidade anterior ficou fechada. Acreditamos que a modernização das unidades do órgão é importante para melhorar o serviço prestado aos capixabas e o Detran|ES, em consonância com o Governo do Estado, tem trabalhado para entregar unidades modernas e com atendimento de qualidade aos moradores dos 78 municípios, bem como uma melhor estrutura para os nossos servidores e os representantes de serviços credenciados à autarquia”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira. 

O prefeito Micula destacou a importância da nova agência na cidade. “Agradecemos ao diretor do Detran, Givaldo Vieira, e ao Governo do Estado pela entrega dessa nova agência aqui na cidade. Um espaço novo, moderno e que estará atendendo nossa população. Com isso, o cidadão que necessita dos serviços do Detran não precisará mais se deslocar até Ibiraçu, podendo fazer todos os serviços aqui na cidade. Nós temos empresas que poderão emplacar seus veículos aqui com mais conforto. Então, esses serviços vão ajudar, inclusive, a movimentar a economia da nossa cidade”, comentou. 

Participaram também da solenidade o diretor Administrativo, Financeiro e de Recursos Humanos do Detran|ES, Harlen da Silva; a chefe do PAV de João Neiva, Janaína Carneiro; o chefe da Ciretran de Aracruz, Gessé Gomes; o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho; o vice-prefeito de João Neiva, Renan Rossoni Pattuzzo; o presidente da Câmara, Glauber Tonon; o vereador Celso Guzzo; o vereador de Aracruz Lula; o ex-vereador Waldemar de Barros; a diretora administrativa da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), Bárbara Caniçali; entre outras autoridades e pessoas ligadas aos serviços do órgão. 

Durante a inauguração da nova agência do Detran|ES, a equipe de Educação de Trânsito do Órgão Estadual realizou abordagem nas ruas e avenidas da cidade para sensibilizar os moradores sobre a importância de terem condutas corretas nas vias, com foco na prevenção de acidentes. 

Agendamento 

Para organizar o atendimento, evitar aglomeração nas unidades e prevenir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) em todo o Estado funcionam mediante o agendamento prévio e obedecendo a todas as medidas de segurança estabelecidas para a saúde dos usuários e servidores. 

Para agendar o atendimento presencial, o interessado deve acessar o site www.detran.es.gov.br. Após acessá-lo, o cidadão deve clicar no banner ou botão de agendamento. Automaticamente, será direcionado para o portal Acesso Cidadão para efetuar o login. Se ainda não tem, será necessário realizar o cadastro. Com isso, todos os dados do cidadão serão automaticamente inseridos no agendamento e o cidadão terá autonomia para agendar, mudar o horário e cancelar o atendimento. Além disso, o cidadão terá acesso ao histórico dos últimos agendamentos realizados. 

Confira o passo a passo de como fazer o agendamento: 

  1. Acesse o site www.detran.es.gov.br;   
  2. Clique no banner de agendamento;    
  3. Faça o login no portal Acesso Cidadão;   
  4. Selecione a unidade em que deseja ser atendido, confira o endereço;   
  5. Selecione a área/serviço para qual deseja atendimento;   
  6. Selecione o dia e horário para atendimento e confirme.    
  7. Feito isso, o sistema enviará um e-mail com a confirmação do agendamento. Esse comprovante deverá ser apresentado no dia do atendimento, podendo ser impresso ou imagem no celular.   

Aqueles que tiverem dificuldade para realizar o agendamento no site devem se dirigir ao PAV para que o servidor faça o agendamento no dia e horário disponíveis no sistema. 

Após fazer a marcação, o usuário deve se dirigir à Unidade do Detran|ES, na data e hora agendadas, sem acompanhante, com máscara de proteção e apresentar o comprovante de agendamento no celular ou impresso, além da documentação necessária para o serviço. 

  

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação do Detran|ES 
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho 
imprensa@detran.es.gov.br  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard