22/10/2020 17h38

Detran|ES e Hemoes capacitam instrutores de trânsito para incluir abordagem sobre doação de sangue na formação de condutor

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), promove, nestas quinta-feira (22) e sexta-feira (23), na sede do órgão, em Vitória, uma campanha interna de doação de sangue e cadastramento de medula óssea, além de, capacitação de instrutores de trânsito e diretores de ensino para abordagem pedagógica sobre doação de sangue na formação de condutores durante a realização dos cursos teóricos nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado.

Os profissionais de trânsito que atuam em CFCs da Grande Vitória estão sendo capacitados pelos profissionais do Hemoes para incluir o tema da doação voluntária de sangue e sua relação com os acidentes de trânsito na formação dos condutores.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou que a ação visa a contribuir com o incentivo da doação voluntária entre os credenciados e os alunos em formação ou em reciclagem, já que os acidentes de trânsito representam uma grande demanda de sangue nos serviços de saúde.

“O objetivo de implementar essa ação em um ambiente de formação de condutores é contribuir para estimular o aluno em formação que vai ser tornar um condutor e também aqueles que estão fazendo a reciclagem para voltar a ter o direito de dirigir a terem esse ato de solidariedade e se tornarem doadores voluntários, além de perceberem a relação dos acidentes de trânsito com essa alta demanda de sangue. Acreditamos que a iniciativa tem um caráter educativo também, e vai provocar, certamente, uma reflexão mais profunda sobre responsabilidade de cada um no trânsito para evitar acidentes”, afirmou.

O diretor reforça ainda a importância do treinamento dos profissionais de CFCs para salvar vidas, sobretudo, no trânsito. “A capacitação dos instrutores de trânsito é muito importante nesse processo para que eles sejam multiplicadores no estímulo à doação de sangue voluntária e conscientização dos condutores, já que qualquer pessoa que está no trânsito está suscetível e pode precisar de sangue um dia”, alertou o diretor geral.

A coordenadora do setor de Captação e Coletas Externas do Hemoes, Luciene G. da Costa Zorzal, que ministrou o curso, apresentou a relevância do envolvimento dos instrutores para aumentar as doações de sangue e como essa temática está relacionado aos acidentes de trânsito. “Tendo em vista a grande demanda por sangue das vítimas de acidentes, é de grande importância conscientizar o condutor desde a sua formação sobre a importância social do ato de doar sangue voluntariamente”, disse a coordenadora.

O presidente do Sindicato de Instrutores do Espírito Santo, Marciel Simon Sabadini, considera a ação importante para envolver ainda mais a categoria na prevenção dos acidentes. “É importante que o instrutor contribua para criar a consciência, trabalhando na prevenção do acidente e mostrando para o aluno que, além da importância do ato solidário de ser um doador, ele deve ter comportamentos seguros no trânsito para não vir a precisar de sangue”, destacou Sabadini.

Servidores doadores

O Hemoes montou uma estrutura na sede do Detran|ES, em Vitória, para fazer a coleta de sangue e o cadastramento de medula óssea dos servidores do órgão e demais interessados.

A coordenadora de Promoção de Campanhas Educativas e Projetos Especiais do Detran|ES, Bruna Maria Ignácio da Silva, já é doadora de sangue e aproveitou a oportunidade para fazer a sua doação. “Doar sangue é um ato de salvar e preservar vidas. E esse também deve ser o objetivo de quem ensina e prepara os condutores para entrar nesse universo chamado trânsito. É muito importante a participação e o envolvimento de toda a sociedade, em campanhas como essa. A Diretoria Geral do Detran|ES está de parabéns por essa iniciativa. Seria ótimo se tivessem mais campanhas como esta em todos os órgãos públicos”, salientou.

“Achei interessante essa ação e é uma atitude de amor ao próximo, haja vista o momento pelo qual passamos. O mundo precisa de muita solidariedade”, relatou o servidor do Detran|ES Péricles do Sacramento Klippel

Incentivo à doação

A capacitação dos profissionais de trânsito é parte da política de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea entre as empresas credenciadas no Detran|ES para disseminar de forma regular a cultura da doação voluntária e espontânea implementada em setembro pelo Detran|ES em conjunto com o Hemoes. Desde estão, foram realizadas duas ações conjuntas para doação de sangue: no Centro Metropolitano de Provas Práticas, no Pavilhão de Carapina, na Serra – onde são feitas as provas de moto para candidatos da Grande Vitória –, e no Hemoes.

O objetivo é disseminar, de forma regular, a cultura da doação voluntária e espontânea, levando em consideração o grande número de acidentes de trânsito que ocorrem todos os anos, em que há a necessidade de uma vasta quantidade de bolsas de sangue, o baixo estoque dos hemocentros e a importância de se estimular a doação de sangue entre as empresas credenciadas e profissionais atuantes. A Instrução de Serviço Normativa Conjunta Detran/Hemoes nº 12 foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 17 de setembro.

Pela Normativa, fica facultado aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e às empresas de Cursos Especializados a abordagem da temática da doação de sangue e o cadastro como doador de medula óssea durante a realização dos cursos teóricos.

Também foi criado o prêmio “Credenciado Doador”, que vai premiar, anualmente, na Semana Nacional do Trânsito, as três empresas credenciadas que alcançarem o maior número de doadores regulares.

Durante o ano, serão oferecidos cursos de qualificação, voltados para a área de doação voluntária de sangue e medula óssea, a serem ministrados em parceria com o Hemoes.

Onde doar

Em caso de doações nas unidades, a população pode agendar o atendimento nos hemocentros regionais em Colatina, Linhares e São Mateus. Também pode agendar no Hemoes, em Vitória, e na Unidade de Coleta de Sangue da Serra.

Os serviços estão funcionando com sistema de agendamento, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, visando à redução da circulação de pessoas nos locais para evitar aglomeração e a possibilidade de transmissão da Covid-19.

Há também as ações de coleta externas, seja por agendamentos dos ônibus do Hemoes, seja por agendamento para o uso de equipamentos portáteis. Para mais informações de como fazer a solicitação dos serviços, clique aqui.

 

Agende sua doação hoje mesmo:

- Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe | Telefone: 3636-7920

 

- Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva) | Telefone: (27) 3218-9429

 

- Hemocentro de Linhares

Endereço: Av. João Felipe Calmom, 174-298 – Centro | Telefone: (27) 3264-6000

 

- Hemocentro de Colatina

Endereço: R. Cassiano Castelo, 276 – Centro | Telefone: (27) 3717-2800

 

- Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington | Telefone: (27) 3767-7954

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard