13/09/2017 15h27

Detran|ES convida CFCs para debate sobre formação dos condutores

Para incentivar a participação dos profissionais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), o órgão publicou nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial do Estado (DIO/ES) a Instrução de Serviço (I.S.) 181 que dispensa os diretores dos CFCs credenciados, inscritos no Seminário, da obrigatoriedade de manter o diretor-geral ou o diretor de ensino presente nas dependências do CFC durante o horário de expediente, conforme prevê a Instrução de Serviço N 067/2014.

A presença dos profissionais é importante para que eles possam participar principalmente do debate sobre a “Formação dos condutores”, que será um dos temas do seminário. Serão discutidos temas relacionados aos Centros de Formação de Condutores como agentes transformadores e seu importante papel pedagógico e social na formação dos futuros motoristas e também sobre as alterações na Resolução do Contran Nº 168/2004, que estabelece as normas e os procedimentos para formação de condutores, realização dos exames, expedição de documentos de habilitação e cursos de formação, especializados e de reciclagem.

O “II Seminário de Trânsito e Cidadania”, acontecerá nas próximas segunda (18) e terça-feira (19), no Centro de Convenções de Vitória, para discutir assuntos relacionados à municipalização do trânsito e à formação dos condutores. Trata-se de uma realização do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Secretaria de Segurança Púbica e Defesa Social (Sesp) e do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) em continuidade às ações de conscientização para um trânsito mais seguro.

Seminário

O “II Seminário de Trânsito e Cidadania” faz parte da programação do Detran|ES na Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Na segunda-feira (18), o tema será “Municipalização do trânsito”, com debates sobre os desafios dos municípios, sinalização, mobilidade urbana, fiscalização, educação para o trânsito e apoio psicológico às vítimas e familiares de acidentes de trânsito. Embora a municipalização do trânsito esteja prevista desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, o número de municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) ainda é pequeno.

No Espírito Santo, oito municípios estão integrados ao SNT e têm o trânsito municipalizado. Isso quer dizer que eles são responsáveis por planejamento, projeto, regulamentação e operação do trânsito de veículos, pedestres e ciclistas no âmbito de sua circunscrição, assumindo também as atribuições relacionadas à implantação, manutenção e operação do sistema de sinalização viária, de modo a atender diretamente às necessidades da comunidade. São eles: Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares.

A “Formação dos condutores” será o tema do segundo dia do Seminário, na terça-feira (19). O debate faz-se necessário para dar destaque ao papel dos CFCs e Instrutores de trânsito que desempenham importante papel pedagógico e social na formação dos futuros motoristas.

A proposta do seminário é debater e dividir conhecimentos quanto às necessidades de tornar o ensino e a aprendizagem da formação dos condutores significativos ao convívio social no trânsito, além de incentivar e orientar os administradores municipais quanto ao processo de municipalização do trânsito a fim de garantir as condições de atender, de forma direta, às necessidades da população quanto ao trânsito local.

Além dos temas propostos, será feita prestação de contas das ações e investimentos do Detran|ES, apresentação de cases e assinatura da carta de compromisso com a Educação para o Trânsito.

II Seminário de Trânsito e Cidadania – Detran|ES

Data: segunda (18) e terça-feira (19)

Hora: 8h às 17h

Local: Centro de Convenções de Vitória. Endereço:Rua Constante Sodré, nº 157, Santa Lúcia, Vitória – ES