03/12/2020 13h44

‘Desafios e Perspectivas das Comunidades Quilombolas na atual conjuntura’ é tema de palestra

Nessa segunda-feira (30), último dia de programação do Novembro Negro, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) realizou a live “Desafios e Perspectivas das Comunidades Quilombolas na atual conjuntura”, promovida pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir). O convidado para falar sobre o tema foi o professor Erivaldo Oliveira, ex-presidente da Fundação Cultural Palmares e atual presidente do Instituto Gestão da Administração Pública.

O professor fez um resgate histórico sobre os quilombos, desde a época em que as pessoas negras foram trazidas para o Brasil para serem escravas até os dias de hoje.

“Hoje, um dos principais problemas é a luta das comunidades quilombolas pelos seus territórios, que têm sofrido ameaças reais. Essas terras pertencem aos quilombolas há muitos anos. O que precisamos entender é que nós, negros e negras, não ajudamos a construir o Brasil, nós construímos o Brasil. Precisamos mudar isso em nossas falas”, destacou.

Erivaldo Oliveira também abordou que é preciso recontar a história do Brasil, pois muitos momentos de luta das pessoas negras não são abordados nas escolas. Em sua fala, ele também agradeceu a oportunidade dada pela SEDH para debater o tema.

“Fiquei muito feliz com o convite. O Espírito Santo tem essa capacidade de proporcionar bons debates e digo isso por todas as vezes que visitei o Estado. Estou muito orgulhoso em poder debater o tema a convite da Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Estado e dizer que a Gerência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial faz um trabalho maravilhoso que eu acompanho e sabia que não seria diferente agora nesta pandemia”, disse Erivaldo Oliveira.

Quem mediou a palestra foi a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da SEDH, Edineia Conceição de Oliveira.

“O professor Erivaldo trouxe uma reflexão muito forte sobre a importância da resistência das Comunidades Quilombolas nos dias de hoje, em tempos de desmonte das políticas públicas para a sociedade e para as comunidades tradicionais, em especial. Ele também apontou a responsabilidade da gestão nesse processo de resistência, por meio das políticas públicas que garantam os direitos desses grupos. Foi um momento de rico aprendizado”, definiu Edineia Oliveira.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Juliana Borges
(27) 3636-1334 / (27) 99926-4669
juliana.paiva@sedh.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard