08/03/2019 13h07

Dedicação e entusiasmo marcam trajetória de servidoras da Casa Civil

No Protocolo da Secretaria da Casa Civil, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, Alice Fernandes Batista e Lucia Maria Alves Batista guardam histórias que dariam um livro. Elas atendem diariamente inúmeras pessoas que procuram o setor para entregar documentos e correspondências endereçados ao Governo do Estado.

Em 1984, perto de completar 18 anos, Alice perdeu a mãe e foi convidada para atuar no lugar dela no Governo. Ela abraçou a oportunidade e assumiu a vaga há 35 anos. No serviço público estadual, entre outros colegas, conheceu Lucia Batista. Apesar de terem o mesmo sobrenome, Alice e Lucia nao sao parentes, mas os laços de amizade as fizeram parte de uma família.

“Amamos o que fazemos. Mesmo estando há tanto tempo no Protocolo, exercemos o ofício com o mesmo entusiasmo. Temos plena consciência da responsabilidade do nosso trabalho, pois para muitos somos a ‘porta de acesso ao Governo’, além de recebermos também documentos sigilosos”, afirma Alice Fernandes Batista.  

Diplomas e disposição

A dedicação e o carinho pelo trabalho já renderam a elas muitos elogios, um deles inserido na ficha funcional de Lucia Batista, que tem 37 anos de serviço público, 35 deles no Protocolo. As duas guardam com carinho diplomas alusivos aos 10, 20 e 30 anos de trabalho no Governo do Espírito Santo.

Sempre dispostas a ouvir o que o outro tem a dizer, elas lembram situações inusitadas durante o expediente. “Por não conhecerem a natureza do nosso serviço, há pessoas que chegam com demandas diversas, entre elas pedidos de emprego. Uma vez atendi uma menor que queria sair de casa e veio solicitar ajuda. Conversei com a menina e ela desistiu da ideia”, conta Alice Fernandes Batista.

Sonhos realizados

No Palácio Anchieta, onde atuavam inicialmente, as colegas de trabalho puderam realizar o sonho de ver de perto o cantor Roberto Carlos, o líder Nelson Mandela, além de presidentes e jogadores de futebol da seleção brasileira, entre outras personalidades.

Recentemente, Alice Fernandes Batista conseguiu concretizar outro sonho, o de dar um abraço no ex-governador Gerson Camata. “Ele veio ao Palácio da Fonte Grande para uma agenda e pude dizer a ele que ainda atuava no Protocolo graças à oportunidade que ele me deu”, conta emocionada.

Lucia Fernandes Batista também relembra com carinho a época em que sete servidoras do setor ficaram grávidas e o clima era muito alegre no trabalho. “Algumas festas de confraternização com a presença do governador também vão ficar pra sempre na nossa memória”, destaca.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Casa Civil

Karina Soares

karina.soares@casacivil.es.gov.br

(27) 3636-1488 / (27) 99622-0623

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard