19/04/2022 12h10

Curso de criação de camarão marinho do Incaper tem mais de 60 participantes

O curso “Inovações na criação de camarão marinho em sistemas intensivos: da teoria à prática” teve a participação de 62 pessoas, entre estudantes, produtores e profissionais da área. O curso foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do projeto Aquicultura Sustentável, contratado pelo Banco de Projetos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). 

A capacitação foi realizada nas últimas terça-feira (12) e quarta-feira (13), em Piúma, sendo a parte teórica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Campus Piúma, e a parte prática na Fazenda Aquamar, também no município. 

De acordo com a extensionista do Incaper e coordenadora do projeto Aquicultura Sustentável, Lucimary Soromenho Ferri Nascimento, o curso contemplou temas como: características do sistema de bioflocos, estruturas de cultivo, aeração, fertilização, manejo alimentar, biossegurança e aspectos econômicos.

“O curso foi bastante proveitoso, com momentos de discussão entre os presentes. Na prática, foi realizada a biometria; análises de sólidos suspensos, salinidade, amônia e alcalinidade. Os participantes também puderam comprar o camarão fresco despescando na hora da prática”, destacou.

O curso teve a participação do professor Geraldo Kipper Foes do Projeto Camarão da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O técnico do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper da Serra, Joelson Sutil Jesus Ferreira, participou do curso e destacou os aprendizados que obteve. “O curso nos deu oportunidade de aprender sobre essa tecnologia de cultivo de camarão, onde não há renovação de água, ou seja, sem lançamento de efluentes. O tratamento da água se dá pela ação das bactérias presentes na própria água de cultivo”, disse. 

O curso de criação de camarão marinho foi realizado pelo Incaper, Seag e Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes); em parceria com a Prefeitura de Piúma, Ifes Campus Piúma e Fazenda Aquamar; com o apoio de diversas empresas e instituições privadas. 

Texto: Andreia Ferreira 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira/ Tatiana Toniato Caus
(27) 3636-9865/(27) 3636-9866
andreia.santos@incaper.es.gov.br
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard