02/12/2025 16h53

'Culturas do Campo' será exibido em rede nacional

O ‘Culturas do Campo’ estreou há pouco tempo na TVE, mas já comemora conquista importante: a atração passa a ser exibida em rede nacional. O programa entrará na grade regular da TV Brasil a partir desta quarta-feira (03), às 6h30, se tornando uma vitrine semanal para a força da agricultura familiar capixaba em todo o País. 

A TVE integra a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que tem entre suas emissoras principais a TV Brasil, coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Com a transmissão para todo o território brasileiro, o ‘Culturas do Campo’ vai dar ainda mais visibilidade ao trabalho das famílias de norte a sul do Espírito Santo que encontram no cultivo e na produção rural o caminho para um desenvolvimento promissor aliado ao respeito ao meio ambiente. O foco é não apenas levar ao produtor rural informações úteis em sua rotina, mas também mostrar como o campo é protagonista em inovação e sustentabilidade e palco de histórias inspiradoras. 

O programa também conta com matérias sobre atividades que surgem a partir do trabalho no meio rural, como o artesanato e a gastronomia, desvendando, entre outras maravilhas, pratos tradicionais das regiões visitadas pela equipe. O momento ‘Receitas de Família’ recorda a herança culinária dos vários povos que formam hoje a população capixaba e promete ser mais um chamariz ao turismo no Estado.  

O ‘Culturas do Campo’ é desenvolvido pelas Gerências de TV (GTV) e de Jornalismo (GJOR) da Fundação Carmélia, sob o comando da jornalista Verônica Salazar. Na TVE, vai ao ar aos sábados, às 7 horas, com reprise aos domingos, às 14 horas, e às terças, às 20h30. 

Para a gerente de TV, Thaís Aguirre, a exibição do programa pela TV Brasil significa o reconhecimento da qualidade de seu conteúdo e da relevância da TV Pública em ser ponte entre culturas, territórios e pessoas. “A TVE, em parceria com a TV Brasil, amplia as vozes dos produtores rurais capixabas, levando suas histórias para todo o Brasil e isso nos enche de orgulho”, observa. 

O gerente de Jornalismo, Rafael Paes, também destaca o reconhecimento da qualidade do jornalismo. “Essa conquista significa que temos um jornalismo especializado em agricultura e pecuária que não deixa a desejar às emissoras nacionais. Mandamos constantemente muito conteúdo para as emissoras cabeças de rede (a TV Brasil e a TV Cultura, que têm parte da programação transmitida pela TVE), mas agora a relação se torna ainda mais próxima em se tratando da TV Brasil. Isso mostra nossa credibilidade e confiança. Sempre tivemos uma boa relação com a emissora, mas agora ela é de mão dupla”, comemora Paes. 

Ele acrescenta que a transmissão da atração para todo o País será benéfica para o Espírito Santo, uma vez que a agricultura e a pecuária são pilares importantes da economia capixaba. “É uma oportunidade para impulsionar negócios do campo daqui para o mercado nacional. Aqui há produtos pioneiros que ainda são desconhecidos e o ‘Culturas do Campo’ poderá criar consumidores para eles em outros estados e regiões do País”, aposta. 

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard