24/09/2020 18h08

Cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti devem permanecer na Primavera

Esta semana foi marcada pelo início da estação mais florida do ano, a Primavera, na última terça-feira (22). Nesse período, é comum que os dias fiquem com temperaturas mais elevadas e com chuvas recorrentes, aumentando o alerta para as ações de controle ao Aedes aegypti.

Responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, o vetor deposita seus ovos em recipientes com água parada. Dessa forma, é importante que toda população esteja atenta aos possíveis criadouros do mosquito como: tampa de garrafa, pneus, pratinhos de plantas, caixas d’água não vedadas, vasilha de água e comida de animais, entre outros objetos que possam acumular água.

O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, reforça que a prevenção para evitar a proliferação do inseto deve ser realizada durante o ano inteiro. “Os cuidados para eliminação dos focos do mosquito devem ser colocados em prática durante todos os meses do ano. Assim, buscamos evitar que o número de casos notificados dessas doenças seja elevado no verão”, destacou.

Veja aqui o 38º boletim da dengue.

Veja aqui o 38º boletim de zika.

Veja aqui o 38º boletim chikungunya.

 

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

 

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard