21/02/2020 17h54

Crefes comemora 41 anos de atendimento em reabilitação

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) completa, neste sábado (22), 41 anos de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com serviços em Medicina Física e Reabilitação para pessoas com deficiência motora, sensório-motora e auditiva, com 18 especialidades de tratamentos e equipes multidisciplinares. 

Entre as especialidades oferecidas está a fonoaudiologia na reabilitação auditiva, com a importante missão de devolver a qualidade de vida aos pacientes. E uma dessas situações vem acontecendo com a dona de casa Neuzedy de Fátima Bravim, de 57 anos, que tem perda de audição moderada no lado direito e leve no lado esquerdo. Para a paciente, a reabilitação traz a esperança de poder conseguir um emprego. “Será a primeira vez que vou usar o aparelho e acredito que vai melhorar muito para mim, em poder ouvir melhor e arrumar um emprego”, disse.

Segundo explica a fonoaudióloga Sérgia Luciana Ramos, os usuários chegam muitas vezes “sem perspectivas”. “Quando a gente reabilita e mostra que há uma condição de melhora para aquela deficiência, eles saem daqui com um sorriso”, conta a profissional.

Para o diretor-geral do Centro, César Calmon Pitanga, o Crefes é uma referência da máxima. “Quem trabalha com saúde, tem que gostar de pessoas, uma máxima que se faz presente no dia a dia do atendimento, com histórias de superação, de esperança e de sonhos. “Recebemos muitas pessoas diariamente e temos que dar o nosso melhor em todos os sentidos”, disse.

Outra especialidade ofertada é a de fisioterapia, que traz muitas histórias de superação. Izabella Verduc, fisioterapeuta da Unidade de Trabalho de Próteses e Órteses (UTPO), se emociona ao falar sobre o trabalho desenvolvido no Crefes. “Muitos pacientes chegam aqui com depressão e você vê a transformação deles.  Eu brinco que se não tivesse conta para pagar, não precisava nem de salário, porque é o que nos move. Somos movidos pela satisfação de ver nosso paciente entrar na cadeira e sair daqui andando para vida”, afirmou.

E a dedicação da profissional contagia os pacientes. No caso da Sabrina Mendes, de apenas 11 anos, as sessões de fisioterapia com Izabella são sagradas. “Ela nunca faltou”, entrega a mãe da criança, Carolina Mendes. Para Sabrina, tudo o que vem aprendendo é para realizar um grande sonho, o de poder andar e que em breve será realizado, pois a menina receberá as próteses dos membros inferiores. “Faço acompanhamento desde pequena e gosto muito, porque sei que vai me ajudar a andar. Por isso, nunca falto. Venho até com chuva e faço os exercícios em casa também”, contou Sabrina, que teve meningite aos dois meses de idade, e por conta da doença perdeu os quatro membros.

 

Serviços

O Crefes conta também com a Unidade de Trabalho de Internação, com 20 leitos, onde os pacientes ficam de segunda a sexta-feira para realizarem as atividades de reabilitação. A especialidades ofertadas são: Fisiatria, Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Clínica Geral, Urologia, Pediatria, Radiologia, Cirurgião Plástico, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Enfermagem e Educação Física.

Uma novidade do Centro tem sido, desde final de 2019, as aulas de Hidroterapia, que ajudam os pacientes de pós-operatório e aqueles em fase final de tratamento, com atividades de fisioterapia dentro da piscina aquecida. São três turmas do setor de ortopedia e atendimentos individualizados para pacientes da internação e da unidade neurológica infantil e adulta.

Em 2019, o Crefes realizou mais de 14 mil atendimentos de pacientes para o tratamento de reabilitação. No mesmo ano, a Unidade de Trabalho de Próteses e Órteses de Concessão (UTPO) dispensou 4.377 materiais como órteses, próteses, meios de locomoção e materiais especiais.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard