12/04/2021 14h25

Covid-19: Estado recebe 190 mil testes de antígeno

A Secretaria da Saúde iniciou, nesse domingo (11), a distribuição de 190 mil testes de antígenos adquiridos em compra recente. O material foi emtregue pelo fornecedor na tarde do último sábado (10). De acordo com a programação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, 60% dos testes serão distribuídos para os municípios e 40% entregues nas unidades de atendimento de urgência e emergência.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a testagem por meio de antígeno é uma nova estratégia do Governo para identificar e isolar rapidamente novos casos positivos do novo Coronavirus. “É uma testagem nunca antes feita no Espírito Santo, que deve ser adotada pelos municípios e que vai impactar no número de novos casos. A expectativa é de que ainda em abril, e no próximo mês, haja um período de testagem massificada no Estado”, disse.

Nésio Fernandes orienta que qualquer paciente, no momento da consulta, realize o teste e aguarde a janela para fazer o RT-PCR. “O resultado sai em até 20 minutos. Caso o antígeno apresente o resultado positivo deverá ser feita a testagem dos contatos mais próximos e indicado o isolamento; caso dê negativo, tem a indicação de preservar o isolamento e fazer o RT-PCR na janela de três a oito dias”, explicou.

O teste

O teste rápido de captura de antígeno  deve ser realizado por profissional treinado. A coleta deve ser feita utilizando material nasofaringeo e/ou orofaringeo. O resultado do exame fica pronto entre 15 e 20 minutos após a coleta. Período ideal para coletar o material para exame entre o 4º e o 7º dias a partir do primeiro dia dos sintomas. O paciente com resultado positivo deve iniciar/ manter o isolamento, assim como seus contatos domiciliares.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard