07/11/2022 14h13

Corpo de Bombeiros Militar realiza simulado de preparação para gerenciamento de desastres

Entre estas segunda-feira (07) e quarta-feira (09), o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) promove o simulado de preparação para gerenciamento de desastres 2022. O objetivo é preparar os órgãos participantes do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC) para eventual acionamento durante o período de chuvas intensas, exercitando a condução de processos e ambientação das equipes.

No Espírito Santo, o período entre os meses de novembro e março é caracterizado pela ocorrência de chuvas intensas que, geralmente, exigem a atuação das forças de resposta aos desastres naturais. Essa resposta é feita de forma conjunta por diversas agências e instituições do Estado.

Cabe ao Corpo de Bombeiros Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC/ES), o papel de coordenar os esforços para a gestão de risco nas ações que antecedem o desastre, bem como nas ações de gestão do desastre propriamente dito, aplicando o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC).

O simulado será realizado no Centro de Inteligência de Defesa Civil (Cidec), localizado no Quartel do Corpo de Bombeiros, em Vitória. O Cidec foi inaugurado no ano passado e possibilita que equipes especializadas centralizem os dados relacionados às condições climáticas do Estado, formando a inteligência necessária ao gerenciamento dos riscos e desastres naturais. 

Como será a simulação?

A simulação vai exercitar a ativação gradual do Centro de Operações de Emergência da Defesa Civil, que é como normalmente as ocorrências reais evoluem. No primeiro dia, a simulação será de elevada possibilidade de chuva ou efetiva ocorrência, que motivará a alteração do Plano de Emprego da CEPDEC para o nível de atenção (em períodos de normalidade, o Plano de Emprego é de observação). Nessa fase, apenas militares diretamente ligados ao CEPDEC são acionados.

Na manhã do segundo dia, a simulação será de um agravamento progressivo das chuvas e alguns municípios já apresentarão necessidade de decretação de situação de anormalidade. O cenário provocará a alteração do Plano de Emprego da CEPDEC para o nível de alerta e a ativação do Centro de Operações de Emergência (COEDC), o que, na prática, significa mais militares do CBMES acionados, bem como a adoção de providências específicas, como o planejamento de ações que contemplem o deslocamento do Posto de Comando Móvel e de uma equipe do Centro Especializado de Resposta a Desastres (CERD) para algum município afetado.

Na tarde do segundo dia, mais municípios demandarão recursos de socorro e assistência, com a continuidade das chuvas e a previsão de se tornarem mais intensas. O nível de ativação do COEDC será elevado para alerta máximo e ocorrerá a instalação de mais postos de comando, com a mobilização de mais militares e o deslocamento de equipes especializadas.

No terceiro dia, representantes dos demais órgãos que compõem o PEPDEC passam a compor a equipe e o plano de ativação segue em alerta máximo. Nesse dia, haverá um simulado de campo no município de Aracruz, com resgate de vítimas.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar
Camila Ferreira
sesp.ascom@gmail.com 
(27) 3636-9928 / 99231-5157

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard