29/07/2021 12h01

Conselho Estadual de Saúde divulga Edital com as entidades eleitas em assembleia

A Comissão Eleitoral responsável pela eleição do Conselho Estadual de Saúde (CES/ES) divulgou, no Diário Oficial do Estado, dessa terça-feira (27), o Edital com o resultado das Assembleias Eleitorais e a relação das entidades eleitas para compor o Conselho no triênio 2021/2024. Os eleitos deverão promover a indicação dos representantes no prazo de cinco dias úteis, a partir da publicação do Edital com o resultado final da eleição, conforme descrito na Resolução Nº 1.202/2021, do CES/ES.   

O processo eleitoral aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de julho, em que foram eleitas as seguintes entidades: representantes dos usuários dos Serviços de Saúde; trabalhadores na área de saúde, e representantes dos hospitais públicos, filantrópicos ou privados, contratados ou conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Maria Maruza Carlesso, presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Estadual de Saúde comentou sobre a seriedade do processo eleitoral e as responsabilidades dos eleitos durante o novo triênio, visando à realização de novas ações para o fortalecimento do Sistema de Saúde. 

“O Processo Eleitoral 2021-2024 do CES-ES, desde a aprovação do Regimento Eleitoral, transcorreu com transparência, respeito e a tranquilidade que todo o processo eleitoral exige. As Entidades que se elegeram para o próximo triênio discutirão, analisarão e fiscalizarão as políticas de saúde no Estado do Espírito Santo. Desejamos que os novos conselheiros eleitos exerçam seu mandato com responsabilidade, discutindo, votando e fiscalizando com segurança as ações necessárias para o fortalecimento do SUS", pontuou a presidente do Conselho Estadual de Saúde. 

O secretário executivo do Conselho, Alexandre de Oliveira Fraga, destacou o sucesso do pleito e a participação significativa das entidades. “O processo eleitoral foi coberto de êxito e tivemos uma participação extremamente significativa de entidades, em torno de 50 inscritas, e isso demonstra a importância que o Conselho Estadual de Saúde tem para a entidades e sociedade como um todo. O resultado foi significativo porque representa uma renovação do conselho com a chegada de novas entidades no colegiado, a partir da posse em 10 de setembro. São setores que irão agregar na discussão da política de saúde no nosso Estado nos próximos três anos”, enfatizou. 

Participaram do processo entidades e movimentos sociais, representantes dos usuários do SUS, subdivididos em seus diversos segmentos, como: representantes de pessoas com deficiência, idosos, portadores de doenças e patologias, aposentados, indígenas, estudantes, comunidades científicas, setor empresarial, entre outros. 

O Conselho

O Conselho Estadual de Saúde é um órgão secundário, de caráter permanente e determinante, composto por prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde, que tem a função de decidir, junto com a Secretaria da Saúde (Sesa), as diretrizes de planejamento para o Sistema de Saúde Pública Estadual. É um órgão de assessoramento, permanente e deliberativo, composto por 28 representações, sendo um conselho paritário.

 Clique aqui : para acessar o Edital de Divulgação do resultado das Eleições.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia dos Santos.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard