25/03/2022 11h11 - Atualizado em 25/03/2022 11h12

Conscientização e prevenção devem caminhar juntas no combate às arboviroses

As arboviroses são um problema de saúde pública, por isso, para combater a doença, cabe à população, em conjunto a Secretaria da Saúde (Sesa), prevenir e conscientizar sobre a ela. 

Medidas como tampar as caixas d’água; não deixar água acumulada em recipientes; manter lixos fechados; utilizar areias nos vasos de plantas e retirar águas de pneus são dicas importantes para a eliminação do criadouro do mosquito.

É fundamental, além dessas atitudes, receber os agentes de endemias nas residências. Estes, são capacitados pelos munícipios, por intermédio da Sesa para identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti e dão dicas de prevenção.

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

 

Espírito Santo registra mais de 143 casos de zika em 2022

O Espírito Santo registrou, em 2022, 143 casos de zika. Os dados podem ser conferidos no boletim semanal divulgado pela equipe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, da Secretaria da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (24).

O boletim informa ainda os casos de dengue e chikungunya. Foram notificados 2.155 e 431 casos, respectivamente, no mesmo período.

 

Veja aqui o 11º boletim da dengue.

Veja aqui o 11º boletim de zika.

Veja aqui o 11º boletim chikungunya.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard