21/07/2010 22h24 - Atualizado em 24/01/2019 12h32

Congresso Brasileiro de Olericultura tem dia especial dedicado ao produtor rural nesta quinta (22)

A utilização das práticas agrícolas de produção integrada na horticultura é um dos temas principais a serem abordados durante a programação elaborada especialmente para atender os agricultores familiares do Espírito Santo e do Brasil: o Dia do Produtor, nesta quinta-feira (22), no Sesc de Guarapari. A capacitação faz parte da programação do 50º Congresso Brasileiro de Olericultura (CBO), que este ano está sendo realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura, e Pesca (Seag).

De acordo com o pesquisador do Incaper e organizador do Congresso, Carlos Alberto Simões, o Dia do Produtor vem para que os produtores possam se atualizar sobre as novas exigências do mercado e mostrar que o uso de boas práticas agrícolas não é uma tarefa complicada. “O consumidor está cada dia mais exigente, ele não procura apenas produtos de qualidade, mas também que sejam produzidos de forma sustentável e sempre respeitando o meio ambiente e o social”, afirma Simões.

Das 8h30 às 10h30, os participantes conhecerão experiências de sistemas de cultivo de hortaliças no Brasil, como a Fazenda de Produção Integrada de Tomate de Alto Vale do Rio do Peixe, em Santa Catarina; a fazenda Orgânica de Trigenros, em Pacaraima, em Roraima; a Fazenda Orgânica Vale das Palmeiras, em Teresópolis, Rio de Janeiro; e a fazenda Orgânica Malunga, em Brasília, Distrito Federal.

Na parte da tarde, os debates giram em torno da Produção Integrada de Hortaliças, com destaque para o estudo da pesquisadora do Incaper, Márcia Salles, sobre a integração de aves com hortas, sistema que traz diversos benefícios para a produção.

O Sistema Agrícola de Produção Integrada (Sapi) congrega diversas técnicas baseadas nas boas práticas agrícolas, como opções para fornecimento de produtos saudáveis, promovendo a melhoria na qualidade de vida da sociedade.

O Estado tem experiências de sucesso com a Produção Integrada de morangos.

“A Produção Integrada traz diversos benefícios. O agricultor terá maior valor agregado ao seu produto na hora de comercializar, o consumidor terá um alimento de melhor qualidade e o meio ambiente permanecerá preservado. O Incaper já possui experiências de sucesso na Produção Integrada em algumas culturas no Estado, como o mamão e o morango”, afirma Simões

Além do Sapi, serão desenvolvidas outras questões para esclarecer o produtor rural, como as perspectivas para a cultura de hortaliças, os desafios e as bases para o uso das boas práticas agrícolas e como realizar a produção de forma sustentável.

A horticultura tem a base da agricultura familiar, segmento característico do Espírito Santo. A atividade envolve cerca de 70 mil trabalhadores rurais e 20 mil famílias o Estado

Programação do Dia do Produtor:

22 de julho de 2010 – quinta-feira

8h – Mesa-redonda: Experiências de sistemas de cultivo de hortaliças no Brasil
Moderador – Antônio Elias Souza da Silva - INCAPER
Fazenda do Sistema Agropecuário da Produção Integrada – SAPI
Debatedor – Antônio Dal Bosco
Fazenda Orgânica Trigenros – Pacaraíma/PR
Debatedor – Toni Maculglia
Fazenda Orgânica Vale das Palmeiras – Teresópolis/ RJ
Debatedor – Marcos Palmeira
Fazenda Orgânica Malunga – Brásilia/ DF