25/03/2020 16h35

Confira a tabela com os novos valores de bolsas concedidas pela Fapes

A partir de 1º de maio, as bolsas concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo terão os valores alterados. Para a formação de recursos humanos dentro do Brasil, o aumento chega a 50%, no caso das bolsas de iniciação científica, e cerca de 23%, para os benefícios repassados a estudantes de mestrado e doutorado.

ACESSE A NOVA TABELA DE VALORES DAS BOLSAS DA FAPES

Já as bolsas de apoio técnico serão elevadas em 25%, para os níveis superior e médio, e as voltadas a pós-doutorandos no exterior terão aumento de 10%, independente da região na qual o pesquisador está situado.

A decisão foi aprovada em 12 de março pelo Conselho Científico-Administrativo da Fapes e publicada na Resolução 261. As mudanças também serão aplicadas a bolsas de apoio à pesquisa e ao auxílio por meio da taxa de pesquisa no País.

Segundo o diretor-presidente da Fapes, Denio Rebello Arantes, a novidade é uma estratégia para minimizar os impactos sofridos pela comunidade científica com o corte de verbas federais dos últimos anos, mostrando a importância dos pesquisadores presentes no Espírito Santo.

“As alterações nesses valores corrigem, parcialmente, uma defasagem que se acumulou nos últimos anos nas bolsas dos pesquisadores e valoriza os profissionais que desenvolvem ciência, tecnologia e inovação e que são tão importantes para a sociedade em qualquer época”, declarou Arantes.

Atendimento Fapes durante a pandemia

A Fapes tomou uma série de medidas devido ao agravamento da epidemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Dessa forma, ficam suspensos os atendimentos presenciais na sede da Fundação, além dos eventos já marcados para serem realizados nas próximas semanas. Já as prestações de conta dos projetos podem ser enviadas pelo e-Docs, sem necessidade de comparecer à sede da Fapes, em Vitória.

Além disso, a Fapes pode tomar novas medidas que serão avaliadas conforme as novidades da epidemia forem surgindo. É importante sempre acessar o site da Fapes para acompanhar as definições do órgão.

Confira as definições para o período.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Fapes
Mike Figueiredo
(27) 3636-1867 / 99309-77100
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard