18/11/2010 21h43 - Atualizado em 18/01/2019 15h03

Concertos Internacionais: Fames apresenta último espetáculo da série com a Mahler Chamber Orchestra

O projeto Cultura na Escola - série Concertos Internacionais - em sua última apresentação traz para Vitória a Mahler Chamber Orchestra, da Alemanha. O espetáculo acontece  nesta quinta-feira (18), às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes.

A série de concertos mensais aconteceu durante o ano, sempre com orquestras renomadas do cenário internacional da música erudita, com realização da Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira, a Associação Cultural Ricardina Stamato, as secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Educação (Sedu) e apoio cultural da Secretaria de Cultura de Vitória e Fundação Jônice Tristão.
 
A entrada para o espetáculo é franca, sendo que os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 19 horas.

Concertos didáticos

Nesta ultima edição do concerto didático, dentro do projeto Cultura na Escola da Sedu, a Orquestra da Alemanha fará como nas outras apresentações, o concerto fechado para os alunos da rede estadual, também no dia 18 de novembro, às 14 horas, no Theatro Carlos Gomes. Participarão cerca de 450 alunos.

O objetivo é inserir os alunos das escolas da rede pública no contexto sócio-cultural e educacional, por intermédio da participação em apresentações musicais, fazendo com que os estudantes e a comunidade sejam estimulados pelo acesso a obras executadas por músicos de valores artísticos inigualáveis.

De uma maneira diferente, a vida dos compositores será narrada, além da exibição de imagens, dando a oportunidade dos alunos apreciarem e aprenderem sobre a obra e o autor de forma didática.

Masterclass de cordas

Outro diferencial da série 2010 foram as masterclasses, ministradas por professores renomados internacionalmente, integrantes das orquestras convidadas.
 
As masterclasses são gratuitas e abertas à comunidade. Mizuho Yoshii (oboé) Chiara Tonelli (flauta transversa), Raimund Zell (trompa), Laurent Lefèvre (fagote), todos da Orquestra, ministrarão as aulas no dia 18 de novembro, às 16 horas, na Fames.

Para obter mais informações sobre as inscrições, basta ligar para o telefone (27) 3636-3620, na Assessoria Acadêmica da Fames. O atendimento é realizado das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Mahler Chamber Orchestra

Com uma rara formação, de projeção internacional e excelente qualidade, é um grupo único nos dias atuais. Sua organização e modo de operação fazem com que a orquestra seja um modelo estrutural para o cenário orquestral da Europa.

Composta por aproximadamente 40 músicos, de 20 diferentes nações, a orquestra realiza óperas e concertos por todo o mundo, e em cidades onde ocorrem Festivais do Pólo Norte ao Mar Vermelho. A orquestra foi fundada em 1997 pelos próprios músicos e por Cláudio Abbado, desde então, conquistou as fronteiras européias.

Daniel Harding conquistou a posição central da orquestra em 1998; escolhido como diretor musical e maestro principal no ano de 2008, Harding rege por volta de um quarto dos projetos da orquestra em cada temporada e seu trabalho fundamenta-se nas principais obras do período clássico e romântico, com vitalidade e riqueza das nuances fortemente influenciadas pela aproximação com a música de Câmera. 

Na temporada 2009/2010, a orquestra realiza Concertos Sinfônicos, Óperas e Música de Câmera em 31 cidades em nove diferentes países, juntamente com Claudio Abbado e o maestro principal Daniel Harding, com importantes artistas. 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fames
Daniela Ramos/ Paula Norbim
Tels.:3636-3611

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard