31/08/2021 15h15

Comunidade do entorno do Monumento Natural O Frade e A Freira participa do 7º Festival Cine.Ema

O Monumento Natural Estadual O Frade e A Freira (Monaff) e sua comunidade do entorno, em especial, estudantes, professores e escolas, estão fazendo parte do 7º Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, o Cine.Ema. O festival tem a proposta de levar a mostra de cinema e atividades ambientais para as comunidades que margeiam patrimônios naturais, de forma que, por meio do cinema, possam ser debatidas as questões ambientais da atualidade. 

O concurso cultural de produção de Vídeo, Fotografia e Texto Criativo, é voltado às escolas públicas dos municípios que englobam a Unidade de Conservação. As inscrições podem ser feitas até 17 de setembro. “Aqui no Monaff, prestamos todas as informações sobre a Unidade de Conservação e indicamos as escolas do entorno para participar”, explicou a servidora do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Janine Scandiani. 

Com premiações para trabalhos produzidos por estudantes, bem como para professores e escolas mais participativas, o concurso selecionará fotografias feitas por dispositivo celular, vídeos de um minuto e textos livres que abordem meio ambiente e agreguem ao tema “O que a natureza nos ensina'', pensado a partir da temática desta 7ª edição - A natureza é a nossa escola. Inscrições e regulamento estão disponíveis em www.cineema.com.br.  

Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas municipais e estaduais, dos municípios que englobam o Monaff: Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta, além de Rio Novo do Sul, que fica na região. 

O objetivo da ação é conectar pessoas às questões ambientais, buscando despertar o senso crítico, estético e ambiental dos participantes, que produzirão conteúdos sobre a natureza ao seu redor a partir do uso de ferramentas comuns como celular, tablet, entre outros. O importante é dar asas à imaginação e à criatividade.  

O festival Cine.Ema realiza ações de educação ambiental voltadas a comunidades que margeiam patrimônios naturais e mostras de cinema com exibição de curtas ambientais. Além da região do Frade e a Freira, o concurso envolve a região das Montanhas e Aracruz. O festival é uma realização da Caju Produções e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal.

 

Serviço:

Concurso Cultural de produção de vídeo, fotografia e texto criativo do 7º Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo
Inscrições: www.cineema.com.br
Prazo: até 17 de setembro
Categorias: Vídeo, Fotografia e Textos Criativos
Abrangência: Região do Monumento Natural O Frade e a Freira, de Aracruz e das Montanhas Capixabas.
Premiações: Para os três mais bem colocados em cada categoria 

 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard