28/09/2017 15h19

Comitê Estadual de Educação para debater Direitos Humanos

A educação é um dos principais processos de orientação e formação para a vida. E a construção de uma cultura de paz, de tolerância e de valorização da diversidade, dentro de uma sociedade, passa pelo debate dos mais variados assuntos, dentre eles, os Direitos Humanos.

Neste sentido, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), visando uma melhor convivência social, a redução de violações aos direitos básicos de todas as pessoas e o combate à violência, instituiu a Portaria Nº 042-R, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (28), que cria o Comitê de Educação em Direitos Humanos.

O comitê vai propor, debater, monitorar e avaliar políticas públicas de educação em direitos humanos no Espírito Santo. Também vai apoiar e incentivar programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão na área por instituições públicas e privadas; promover e incentivar seminários, debates, pesquisas, cursos, estágios, comissões de estudos e outras atividades; apresentar propostas de políticas governamentais e parcerias entre a sociedade civil e órgãos públicos; promover o intercâmbio técnico-científico e o diálogo e troca de experiências.

Constituem o comitê a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), de Educação (Sedu), de Justiça (Sejus), de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), de Gestão e Recursos Humanos (Seger), pelos Conselhos Estaduais de Direitos Humanos (CEDH), de Educação (CEE), Defensoria Pública do Estado (DPES), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); União dos Conselhos Municipais de Educação do Espírito Santo (UNCME-ES); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (Undime); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) e organizações e entidades da sociedade civil e do poder público que manifestarem interesse em participar do CEEDH-ES de acordo com critérios estabelecidos em Edital da Secretaria de Estado de Direitos Humanos.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos - SEDH

Suellen Barone / Maurílio Mendonça