27/04/2021 12h06

Começa nesta terça-feira (27) inscrição para o Fórum de Professores Coordenadores de Área

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), publicou no Diário Oficial do Espírito Santo, nesta terça-feira (27), o Edital n° 06/2021 que estabelece normas para participação de professores efetivos da rede escolar pública estadual, na constituição do Fórum de Professores Coordenadores de Área - PCA, nos termos da Portaria Sedu Nº 84-R/2021. 

Os interessados deverão enviar a Ficha de Inscrição que consta como anexo ao Edital, para o endereço eletrônico procseletivo.ac@sedu.es.gov.br até o próximo dia 04 de maio. O candidato deverá inserir no assunto do e-mail o nome da função “FÓRUM PCA” e anexar a ficha preenchida. A inscrição só será confirmada quando o candidato receber a seguinte mensagem: “Sua inscrição foi recebida com sucesso”. 

O processo de seleção compreenderá, portanto, duas etapas: 1ª Fase: Inscrição (Organização de Inscritos por Áreas de Conhecimento e SRE) e a 2ª Fase: Avaliação de Títulos e Avaliação Funcional (enquadramento dos Inscritos por Área de Conhecimento e por Superintendência Regional de Educação (SER), segundo a pontuação obtida na 2ª etapa, em ordem decrescente de valor). 

São requisitos para a inscrição neste processo de inscrição: ser professor, efetivo, da Rede Estadual de Ensino; estar em efetivo exercício como PCA - Professor Coordenador de Área; não ter sofrido penalidade administrativa nos últimos três anos; possuir o pré-requisito definido no Quadro 2 do item 3.1 do edital. 

A convocação para participação no Fórum será definida pelo secretário de Estado da Educação. A classificação final dos candidatos ficará assim determinada: primeiro candidato, classificado, de cada área de conhecimento/SRE será o titular do Fórum; segundo candidato, classificado, de cada área de conhecimento/SRE será o suplente do Fórum; os candidatos selecionados por meio deste Edital deverão assumir as atividades como membros do Fórum de PCA na 1ª Reunião imediatamente após a convocação. 

CONFIRA AQUI O EDITAL

Fórum 

O Fórum terá como finalidade promover e ampliar o debate com os professores dos Ensinos Fundamental e Médio que, nas Escolas Públicas Estaduais, exercem a coordenação das áreas de conhecimento.

O Fórum será composto por representantes dos PCAs em efetivo exercício nas escolas estaduais. Será ainda vinculado ao gabinete do secretário de Estado da Educação e receberá suporte técnico e administrativo da Sedu. Em sua organização, terá a seguinte estrutura: coordenador (secretário de Estado da Educação);  secretário (servidor indicado pelo secretário da Educação); membros (representantes dos professores coordenadores das áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e Matemática, Linguagem e Ciências Humanas e Sociais).

A composição do Fórum observará a distribuição dos professores coordenadores de área por SRE, de forma que todas as áreas de conhecimento estejam representadas. 

O grupo será constituído por 33 membros, cujas escolas ficam localizadas no território das 11 Superintendências Regionais de Educação, podendo haver um suplente por área de conhecimento em cada SRE.

As reuniões ordinárias serão bianuais, sendo uma realizada no primeiro semestre e outra no segundo semestre. As reuniões extraordinárias poderão ser realizadas a qualquer tempo, por proposição do coordenador. Os encontros terão por objetivo geral a construção de um debate permanente entre os professores coordenadores de área e seus pares, bem como estreitar as relações entre esses professores, - SREs e a Sedu - unidade central.

Nas reuniões, poderão participar convidados, a pedido do coordenador do Fórum, quando houver necessidade, sendo que a pauta das reuniões será definida e enviada a todos participantes do Fórum. A portaria ainda destaca que são atribuições dos membros do Fórum de PCA: participar assiduamente das reuniões; colaborar com subsídios que fomentem o debate entre os membros do Fórum, durante as reuniões, a partir de temáticas indicadas; indicar melhorias nas propostas de trabalho apresentadas; difundir informações oficiais para a rede escolar pública estadual; auxiliar na discussão que subsidia tomada de decisões; outras atribuições identificadas e alinhadas pelo Fórum de PCA. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon 

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