22/11/2021 14h30

Começa nesta terça-feira (23) a 18ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

A abertura oficial da 18ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação acontece, nesta terça-feira (23), às 9 horas, e será on-line por meio do endereço digital semanacti.es.gov.br. O tema deste ano é “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”. O evento acontece em formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) no YouTube. Participam da abertura oficial da Semana Estadual a vice-governadora do Estado do Espírito Santo, Jacqueline Moraes; o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann; e o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Rebello Arantes.

A programação da 18ª Semana CTI se estende durante os dias 23, 24 e 25. Entre as opções, estão oficinas presenciais com vagas limitadas. Os interessados em participar devem se apressar para garantir a inscrição no site semanacti.es.gov.br. São oficinas oferecidas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Multivix.

Já a participação em palestras, painéis e demais atividades da programação são abertas ao público. Essas atividades podem ser acessadas pelo YouTube “Secretaria de Inovação e Desenvolvimento do ES” e também por meio de link disponível no site da Semana. Existe ainda a opção de recebimento de certificado de participação em cada uma dessas atividades. Para isso, é necessário registrar inscrição, também no site da Semana CTI, nas páginas de cada palestra ou painel.

Para saber o que está acontecendo em tempo real durante os três dias de evento, basta acessar semanacti.es.gov.br e clicar no banner “Acontecendo Agora”, que estará vinculado à atividade em transmissão ao vivo naquele momento.

O objetivo da 18ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é  difundir a ciência, a tecnologia e a inovação, promovendo a interação criativa entre os setores público e privado, numa parceria do Governo do Estado com instituições educacionais de Ensino Médio, Médio Técnico, Tecnológico, Superior, pós-graduação e pesquisas, além de inventores independentes, criando conexões entre esses diversos atores e provendo novas soluções e iniciativas para o desenvolvimento econômico e socioambiental.

Mostra de Projetos

Além das oficinas, palestras e painéis, o público vai poder conferir os trabalhos que fazem parte da Mostra de Projetos da 18ª Semana Estadual de CT&I. São produções de vídeos e podcasts, inscritas em diferentes categorias. Nesta terça-feira (23), durante o evento, será aberta a votação popular, pelo site semanacti.es.gov.br. Os mais votados serão homenageados.

As produções são de autoria de estudantes do Ensino Básico e Técnico e do Ensino Superior das redes pública e particular, de professores e de pesquisadores do Estado do Espírito Santo. A mostra tem como objetivo incentivar a publicação e a divulgação de matérias de CT&I, em conjunto com a comunidade científica e instituições de ciência e tecnologia do Estado, reconhecendo a participação de alunos.

Semana CTI

A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), e conta com apoio de instituições parceiras para a difusão da ciência, tecnologia, inovação e do empreendedorismo, como motores do futuro da sociedade capixaba.

A semana estadual está alinhada ao tema nacional, definido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT é realizada anualmente, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI e este ano acontece entre os dias 02 e 08 de outubro de 2021, em todo o País, com eventos e atividades on-line e/ou presenciais.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard